Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Ocorrência de nitratos e nitritos em queijos minas frescal, mussarela, parmesão e prato / Ocurrence of nitrate and nitrite in cheeses minas frescal, mozzarella, parmesan and prato

Gonçalves, Janilson Fernandes; Oliveira, Wemerson de Castro; Silva, Claudia Aparecida de Oliveira e; Cunha, Mariem Rodrigues Ribeiro; Pereira, Flavio Rodrigues.
R. Inst. Adolfo Lutz; 70(2): 193-198, abr.-jun. 2011. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-8507

Resumo

Neste trabalho foram avaliados os teores de nitratos e nitritos em queijos expostos à venda no Estado de Minas Gerais em 2009. As análises qualitativas e quantitativas foram realizadas em 77 amostras de queijos: Minas Frescal, Mussarela, Parmesão e Prato, coletadas pela Vigilância Sanitária por meio de PROMAC –Programa de Monitoramento de Aditivos e Contaminantes. Do total de amostras de queijo Minas Frescal, 7 apresentaram não conformidade com a legislação brasileira, em função da presença de nitrato. Os teores de nitrato estavam acima do limite estabelecido pela legislação em 18 das amostras de queijo Parmesão. No queijo Prato foram encontradas 10 das amostras com teor de nitrato acima do limite máximo permitido. Todas as amostras de queijo Mussarela avaliadas estavam em conformidade com a legislação. Em todas as amostras de queijo analisadas neste estudo não houve ocorrência de nitrito.(AU)
Biblioteca responsável: BR91.2
Localização: BR68.1