Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Efeitos da formulação láctea à base de flocos de abóbora e inulina sobre o crescimento e desenvolvimento de ratos após desmame / Effects of milk-based formulation of pumpkin flakes and inulin on growth and development of rats after weaning

Souza, Andréa Carla Mendonça de; Salgado, Silvana Magalhães; Livera, Alda Verônica Souza; Bion, Francisca Martins; Andrade, Samara Alvachian Cardoso; Silveira, Karina Correia da; Faro, Zelyta Pinheiro de; Guerra, Nonete Barbosa.
R. Inst. Adolfo Lutz; 70(2): 206-212, abr.-jun. 2011. graf, tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-8509

Resumo

Os efeitos de uma formulação láctea à base de flocos de abóbora e inulina sobre o crescimento e desenvolvimento de ratos após desmame foram avaliados, utilizando 36 ratos machos, albinus, linhagem Wistar. Os animais foram divididos, aleatoriamente, em três grupos de 12: padrão de caseína (GC), experimentais GM+FA e GM+FAImodificada pela adição de 6 da formulação láctea à base de flocos de abóbora, e modificada pela adição de 6 da formulação láctea à base de flocos de abóbora suplementada com 3 de inulina, respectivamente, durante 28 dias. Avaliou-se a composição centesimal e microbiológica dos flocos de abóbora, o ganho do peso corporal, ingestão alimentar e coeficiente de eficiência alimentar. Após o sacrifício, foram determinados o peso do fígado e os teores de provitamina A e ß-caroteno nos grupos GC e GM+FA. Registrou-se significativo decréscimo na ingestão alimentar no GC; significativo aumento do ganho de peso corporal no GM+FAI, em comparação com os demais, e diferenças significativas entre o GC e GM+FAI quanto ao CEA. Os teores de vitamina A e ß-caroteno foram significativamente superiores no GM+FA. Os resultados demonstram que a inulina exerce benéficos efeitos sobre o desenvolvimento e crescimento dos ratos após desmame.(AU)
Biblioteca responsável: BR91.2
Localização: BR68.1