Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Baixo consumo habitual de alimentos fonte de vitamina E em população infantil / Low habitual consumption of food sources of vitamin E in the child population

Luna, Rafaella Cristhine Pordeus; Nascimento, Christiane Carmem Costa do; Bandeira, Geovanna Torres de Paiva; Oliveira, Adyla Farias de; Monteiro, Mussara Gomes Cavalcante Alves; Barbosa, Fernanda Patrícia Torres; Albuquerque, Tarciane Marinho; Silva, Ana Hermínia de Andrade e; Moraes, Ronei Marcos de; Lima, Roberto Teixeira; Costa, Maria José de Carvalho.
R. Inst. Adolfo Lutz; 70(2): 213-219, abr.-jun. 2011. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-8510

Resumo

Este estudo avaliou o consumo alimentar habitual de vitamina E em crianças do município de João Pessoa, Nordeste-Brasil. Estudo epidemiológico transversal, de base populacional, representativo do referido município foi realizado em 170 crianças de idade entre 2 e 10 anos. Foram coletados os dados antropométricos e do consumo alimentar por meio de Questionário Quantitativo de Frequência Alimentar, previamente validado para a população desse município. O consumo de vitamina E foi avaliado pelo software Dietsys 3.0. Observou-se maior frequência de crianças com peso adequado (59,4), seguido de 20 com obesidade e 13 com sobrepeso. Houve maior frequência de crianças com consumo de vitamina E abaixo da necessidade média estimada (62,4). As crianças que apresentaram ingestão adequada de vitamina E consumiram mais iogurte, tortas e bolos, e aquelas com o inadequado consumiram mais margarina. Na amostra total, os produtos fonte de vitamina E mais consumidos foram iogurte, waffles, tortas, bolos, batatas fritas, óleos e margarina. Conclui-se que >50 das crianças analisadas apresentam baixo consumo de vitamina E, sendo necessária a implementação de estratégias para aumentar a disponibilidade de alimentos menos calóricos, considerando-se a elevada prevalência de obesidade e sobrepeso observada, e mais ricos em vitamina E para essa população.(AU)
Biblioteca responsável: BR91.2
Localização: BR68.1