Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Produção programada e rastreabilidade de larvas e sementes de moluscos em Santa Catarina / Programmed production and traceability for larvae and seeds of mollusks in Santa Catarina

Ferreira, J. F; Silva, F. C; Gomes, C. H. A. M; Ferreira, F. M.
R. bras. Reprod. Anim.; 35(2): 192-197, abr.-jun. 2011. tab, graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-8684

Resumo

A produção de moluscos marinhos é diretamente dependente da oferta de sementes. Em alguns casos, como a produção de ostras, em especial a espécie Crassostrea gigas no Brasil, devido a algumas dificuldades como a reprodução e a sobrevivência de larvas no ambiente natural, a obtenção de sementes de qualidade só é possível, até o momento, a partir da produção em laboratório. Esta produção depende da manutenção dos reprodutores em sistemas que permitam o condicionamento e a maturação em laboratório, ao longo do ano. Isso limita a produção de larvas e sementes para as estações do ano em que se pode obter reprodutores maduros. Este trabalho mostra as estratégias de maturação e o controle de larvicultura utilizados no Laboratório de Moluscos Marinhos - Universidade Federal de Santa Catarina (LMM-UFSC), os quais permitem a produção de sementes durante todo o ano, de forma programada, relacionada com a demanda do setor produtivo. Desta forma, foi implementado no LMM um setor de condicionado com sistema de refrigeração de larga escala, o que pode diminuir a temperatura de grandes volumes de água do mar até 14oC, em tanques de 2.000 L, com fluxo contínuo de água e comida durante todo o ano. Neste sistema, é possível manter-se até 2.000 ostras para o estoque de animais já condicionados, e até 1.000 ostras para o condicionamento integral (a partir de ostras previamente induzidas para a desova completa).Com essa estratégia, o processo de maturação integral leva aproximadamente 60 dias, com mais 30 dias para a maturação final dos gametas (com o aumento gradual da temperatura até 21 ou 23oC). Pode-se, assim, manter reprodutores maturados em laboratório, em boas condições de alimentação e temperatura, com estoque de gametas para períodos de até seis meses...(AU)
The production of marine mollusks is directly dependent of the seeds offer. In some cases, like oysters production, in particular the specie Crassostrea gigas in Brazil, due to some difficulties as reproduction and larvae survival in natural environment, the obtainment of quality seeds is possible until the moment, only from laboratory production. This production depends on the reproducers maintenance and of the maturation condition of the broodstock, along the year. That limits the larvae and seeds production to seasons of the year in which it can obtain mature reproducers...(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1