Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Conventional and Doppler ultrasonography on a goat with gangrenous mastitis / Ultrassonografia convencional e Doppler em cabra com mastite gangrenosa

Santos, V. J. C; Simplício, K. M. M. G; Sanchez, D. C. C; Almeida, V. T; Teixeira, P. P. M; Coutinho, L. N; Rodrigues, L. F. S; Oliveira, M. E. F; Feliciano, M. A. R; Vicente, W. R. R.
Arq. bras. med. vet. zootec; 66(6): 1931-1935, 12/2014. graf
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-92407

Resumo

Objetivou-se descrever os achados clínicos e ultrassonográficos de uma cabra leiteira apresentando mastite gangrenosa. Com a ultrassonografia convencional, observaram-se alterações consistentes com o avanço do quadro clínico, como alterações na ecogenicidade do leite e parênquima mamário. A ultrassonografia Doppler revelou aumento da velocidade de pico sistólico nos três momentos estudados, passando de 15 para 17 e 29cm/s. Houve redução, também, dos valores do índice de resistência, de 0,71 para 0,61 e 0,43. O índice de pulsatividade sofreu redução entre o segundo e o terceiro dia de observação, passando de 0,98 para 0,71. Foi possível estabelecer relação direta entre os achados ultrassonográficos e a gravidade da doença. A ultrassonografia convencional e Doppler podem ser utilizadas para o estudo hemodinâmico do úbere de cabras leiteiras, favorecendo diagnóstico e prognóstico de alterações nesse órgão.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Localização: BR68.1