Boas práticas de fabricação e aplicação da análise de perigos e pontos críticos de controle no processamento de água de coco / Practices of making and application from the analysis of dangers and control critics points in the coconut water processing
Schmidt, Flávio Luís; Castro, Maria Fernanda Penteado M. de; Gumerato, Homero Ferracini; Leitão, Mauro Faber de Freitas.
Hig. aliment;
18(121): 65-76, jun. 2004. ilus, tab
Artigo
em Português
| VETINDEX
| ID: vti-92473
Resumo
As características de baixa acidez da água de coco (pH > 4,5 e atividade de água próximo de 1,0), aliada ao seu crescente consumo, a tornam um produto passível de problemas de saúde pública. Deste modo, a aplicação do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) é fundamental para garantir a segurança alimentar desse produto. Esse estudo teve por objetivo aplicar o sistema APPCC para água de coco natural, congelada, e para aquelas obtidas pelos processos de descontaminação por luz ultravioleta (UV), esterilização Ultra High Temperature (UHT) e pasteurização. A implementação do programa de Boas Práticas de Fabricação é essencial para todas as formas de apresentação do produto, sobretudo para a água de coco natural, cuja garantia da qualidade concentra-se no manuseio higiênico da matéria-prima e processo. Foram estabelecidos pontos críticos de controle (PCC) para as etapas de filtração em membranas no sistema de descontaminação por UV, nas etapas de pasteurização, esterilização (produto e embalagem) e armazenamento refrigerado daqueles produtos que dependem de cadeia de frio. Face às características intrínsecas do produto, à presença de perigos na matéria-prima e ao crescente consumo de água de coco no país, é necessário um maior rigor na produção, comercialização, distribuição deste produto; além de maiores estudos sobre a segurança alimentar em toda a cadeia produtiva.(AU)
Biblioteca responsável:
BR526.1
Localização: BR68.1