Your browser doesn't support javascript.
loading
DESENVOLVIMENTO DA GLÂNDULA MAMÁRIA DE BEZERROS MESTIÇOS ALEITADAS COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE SÓLIDOS NA DIETA LÍQUIDA.
Thesis em Pt | VETTESES | ID: vtt-200081
Biblioteca responsável: BR68.1
RESUMO
Esta pesquisa avaliou o desenvolvimento da glândula mamária de bezerras leiteiras mestiças da quinta a décima primeira semana de vida, em resposta ao aumento dos teores de sólidos na dieta líquida (6 L leite), com adição de sucedâneo em , (Sprayfo Violeta SSP, NUTRECO BRASIL NUTRIÇÃO ANIMAL LTDA®) para obtenção do teor de sólidos de, 13,50; 16,10; 18,20 e 20,40%. 60 fêmeas (n=15) foram alojadas em casinhas individualizadas. Ao nascimento receberam 3L de colostro e tiveram o umbigo curado (iodo 7%). Até o 4º dia de vida receberam 6L de leite de transição, e posteriormente 6L de leite integral, acrescido de sucedâneo em . O volume total foi dividido em duas refeições iguais (8 e 16 h) dos cinco aos 55 dias de idade, de 56 aos 59 dias o volume foi reduzido para 3 L/d em único fornecimento (8 h). Água e concentrado, (Soylac Rumen 20% PB Floc, Total), estavam à disposição a partir do primeiro dia de vida, ad libitum. Aos 60 dias os animais foram desaleitados. Após 70 dias passaram a receber silagem de milho. Semanalmente a partir da quinta semana de vida a glândula mamária foi avaliada, com ultrassom (B-mode) equipado com transdutor micro-convexo frequência 6 MHz (DP2200, Mindray, China). As imagens foram obtidas com o animal em decúbito laterolateral nos quartos anteriores e posteriores, em posição padronizada da probe com inclinação de 45º em relação à inserção do teto, sempre no sentido caudo-cranial, sendo salvas em formato BMP e transferidas para o programa ImageJ® (NIH, Estados Unidos) para análises. A área de parênquima mamário não foi afetada pelo aumento dos teores de sólidos da dieta liquida, sendo observado efeito da idade de avaliação e quarto mamário. O escore de palpação da glândula mamária pode ser utilizado como ferramenta de avaliação do desenvolvimento da glândula mamária.
ABSTRACT
Esta pesquisa avaliou o desenvolvimento da glândula mamária de bezerras leiteiras mestiças da quinta a décima primeira semana de vida, em resposta ao aumento dos teores de sólidos na dieta líquida (6 L leite), com adição de sucedâneo em pó, (Sprayfo Violeta SSP, NUTRECO BRASIL NUTRIÇÃO ANIMAL LTDA®) para obtenção do teor de sólidos de, 13,50; 16,10; 18,20 e 20,40%. 60 fêmeas (n=15) foram alojadas em casinhas individualizadas. Ao nascimento receberam 3L de colostro e tiveram o umbigo curado (iodo 7%). Até o 4º dia de vida receberam 6L de leite de transição, e posteriormente 6L de leite integral, acrescido de sucedâneo em pó. O volume total foi dividido em duas refeições iguais (8 e 16 h) dos cinco aos 55 dias de idade, de 56 aos 59 dias o volume foi reduzido para 3 L/d em único fornecimento (8 h). Água e concentrado, (Soylac Rumen 20% PB Floc, Total), estavam à disposição a partir do primeiro dia de vida, ad libitum. Aos 60 dias os animais foram desaleitados. Após 70 dias passaram a receber silagem de milho. Semanalmente a partir da quinta semana de vida a glândula mamária foi avaliada, com ultrassom (B-mode) equipado com transdutor micro-convexo frequência 6 MHz (DP2200, Mindray, China). As imagens foram obtidas com o animal em decúbito laterolateral nos quartos anteriores e posteriores, em posição padronizada da probe com inclinação de 45º em relação à inserção do teto, sempre no sentido caudo-cranial, sendo salvas em formato BMP e transferidas para o programa ImageJ® (NIH, Estados Unidos) para análises. A área de parênquima mamário não foi afetada pelo aumento dos teores de sólidos da dieta liquida, sendo observado efeito da idade de avaliação e quarto mamário. O escore de palpação da glândula mamária pode ser utilizado como ferramenta de avaliação do desenvolvimento da glândula mamária.
Palavras-chave
Texto completo: 1 Base de dados: VETTESES Idioma: Pt Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Thesis
Texto completo: 1 Base de dados: VETTESES Idioma: Pt Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Thesis