Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA E PERFIL DE SENSIBILIDADE ANTIMICROBIANA DOS ISOLADOS DE TILÁPIAS (Oreochromisspp.) DE PESQUE-PAGUE DA MICRORREGIÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

THAYSSA DUARTE COSTA.
Tese em Português | VETTESES | ID: vtt-202809

Resumo

A criação racional de peixes desempenha um importante papel na economia brasileira e a existência de áreas de lazer para a população acaba promovendo a pesca como uma atividade esportiva, recreativa ou de caráter cultural para a região. Porém, as negligências sanitárias nos pesque-pague aumenta a possibilidade de veiculação de doenças transmitidas pela ingestão desses peixes. Há ainda a preocupação quanto aos antimicrobianos, pois o uso indiscriminado e/ou errôneo destes favorece a seleção de micro-organismos resistentes. Com base nos fatos mencionados o presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica e verificar o perfil de sensibilidade antimicrobiana dos isolados de tilápias (Oreochromisspp.) oriundas de pesqueiros da microrregião centro-leste do Estado de São Paulo, Brasil. Para tanto, verificou-se o atendimento as exigências microbiológicas da legislação vigente - RDC n°12/ANVISA - para pescado fresco (peixe inteiro e filés), além da enumeração de coliformes termotolerantes e verificação da presença de Listeriaspp., bem como avaliar a sensibilidade antimicrobiana dos isolados. Foram realizadas nove colheitas, quinzenalmente, em dois pesque-pague (Azul e Vermelho) e após o abate e filetagem no próprio estabelecimento, os 18 peixes inteiros e os 18 filés foram transportados para o laboratório para análises, durante o período de setembro/2014 a fevereiro/2015. Os resultados mostraram que, de acordo com a legislação vigente, apenas 11 (30,55%) amostras atendem ao estabelecido, sendo as amostras de filé apenas 4 (22,23%) obtidas do pesque-pague Azul e 3 (16,67%) do Vermelho seriam consideradas próprias para o consumo; já para amostras de peixe inteiro, nenhuma do pesque pague Azul estava apta para o consumo e do pesque-pague Vermelho 4 (22,23%) estariam aptas. O número mais provável de coliformes termotolerantes variou de <0,3x100 a 1,1x103 NMP.g-1 nos filés e 0,9x100 a >1,1x103 NMP.mL-1 nos peixes inteiros. Foram encontrados nas amostras 13 (36,12%) isolados de Listeriaspp., sendo 6 (46,15%) dos filés e 7 (53,85%) dos peixes inteiros; e a confirmação da presença de Listeriamonocytogenesocorreu em 2 (15,38%) filés e 3 (23,07%) peixes inteiros. Dos cinco antibióticos testados em comum com o grupo de isolados estudados, a ciprofloxacina e a gentamicina se destacaram no controle dos Gram-negativos, enquanto que a ciprofloxacina, o florfenicol e a tetraciclina se destacaram nos Gram-positivos. Os dados levantados servem de alerta às autoridades, visto que houve a presença de micro-organismos cotados pela legislação e presença de patógenos nas amostras, além de resistência a antimicrobianos usados tanto na veterinária quanto na medicina humana, demonstrando necessidade de fiscalização nos locais.
The creationoffish plays animportant role in thebrazilianeconomyandtheexistenceofrecreationalareas for thepopulationendsuppromotingfishing as a sportactivity, recreationalor cultural charactertothe region. However, healthoversights in fish-payincreasesthepossibilityofairingofdiseasestransmittedbyingestionofthesefish. Onthebasisofthefactsmentioned, thisstudyaimedtoassessthemicrobiologicalqualityandcheckthe profile ofantimicrobialsensitivityofisolatedfromtilapia (Oreochromisspp.) fromfishinggroundsofeast-central microregionoftheStateof São Paulo in Brazil. For both, it wasfoundthemicrobiologicalrequirementsofcarelegislation - RDC n° 12 ANVISA - for freshfish (wholefishandfillets), in additiontotheenumerationofcoliformstermotolerantesandchecking for thepresenceofListeriaspp., as well as assesstheantimicrobialsensitivityofisolated. Nine cropswereheld, biweekly, in twofish-pay (Blue andRed) andafterslaughterandfilletingatthe establishment, the 18 wholefishandfillets 18 weretransportedtothelaboratory for analysisduringtheperiodof setembro/2014 since fevereiro/2015. The resultsshowedthat, in accordancewiththecurrentlegislation, only 11 (30.55%) samplesmeettheestablished, beingtheonlyfilletsamples4 (22.23%) obtainedfrom Blue fish-payand 3 (16.67%) ofRedwouldbeconsideredfit for consumption; towholefishsamples, noneofthe net paywasfit for consumption Blue andtheRedfish-pay 4 (22.23%) wouldbesuitable. The mostprobablenumberofcoliformtermotolerantesrangedfrom<0,3x100 to 1,1x103 MNP.g-1 in filletsand 0,9x100 to>1,1x103 NMP.mL-1 in thewholefish. Werefound in samples 13 (36.12%) isolatesofListeriaspp.,being 6 (46.15%) offilletsand 7 (53.85%) ofwholefish; andtheconfirmationofthepresenceofListeriamonocytogenesoccurred in 2 (15.38%) filletsandwholefish 3 (23.07%). Ofthefiveantibioticstested in common withthegroupofisolatesstudied, ciprofloxacinandgentamicinstood out in thecontrolofGram-negative, whiletheciprofloxacin, florfenicolandtetracyclinehaveexcelled in Gram-positives. The data collected serve toalerttheauthorities, sincethepresenceofmicro-organismslistedbythelaw, andthepresenceofpathogens in samples, in additiontoantimicrobialresistanceused in veterinary medicine as in human medicine, demonstratingtheneed for monitoring in places.
Biblioteca responsável: BR68.1