Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

PARASITOS DIGENETICOS, COPÉPODO E ACANTHOCEPHALA DE Masturus lanceolatus (MOLIDAE) ENCALHADOS AO NORTE DO SUDOESTE ATLÂNTICO, BRASIL

NAIBE CRISTINA DE FIGUEIREDO.
Tese em Português | VETTESES | ID: vtt-215185

Resumo

Os peixes da família Molidae pertencem à ordem Tetraodontiformes, e estão distribuidos em todos os oceanos, evidentemente são os maiores peixes teleósteos do mundo e seu tamanho pode variar de 1,8 metros na horizontal a 2,4 metros na vertical, estes são classificados em quatro espécies Mola mola (Linnaeus, 1758), Ranzania laevis (Pennant, 1776), Masturus lanceolatus (Liénard, 1840) e Mola ramsayi (Giglioli, 1883). Além disso, os peixes são vertebrados aquáticos que apresentam os maiores índices de parasitismo, do mesmo modo são considerados excelentes hospedeiros de parasitos intermediários, paratênicos e definitivos. O presente estudo objetivou-se identificar a fauna parasitária da espécie Masturus lanceolatus (Molidae) proveniente de encalhes na costa do sudoeste Atlântico. Dentre os cinco exemplares de peixes que encalharam da família Molidae da espécie Masturus lanceolatus em praias do Rio Grande do Norte (Areia Branca, Diogo Lopes, Guamaré e Macau) e Ceará (Barreira) no período de 2009 a 2016. Através da necropsia e coleta da fauna parasitária realizadas pelo PCCB (Projeto Cetáceos da Costa Branca RN/CE) com autorização de captura, coleta e transporte de material biológico (ABIO) nº. 269/2013 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renovaveis (IBAMA). Os parasitos foram fixados em formol a 10% e conservados em alcool 70% em frascos com identificação e enviados para o Laboratório de Estudos em Imunologia e Animais Silvestres (LEIAS) e Laboratório de Sanidade Aquática (LASA) para classificação parasiária e identificação das espécies. Foram coletados 680 parasitos nos hospedeiros M. lanceolatus, e classificados em Digenea, Cestoda, Acanthocephala e Crustácea. Destes hospedeiros foram coletados 193 digenéticos, 12 larvas de digenéticos, 367 Cestoda, 104 cistos de larvas de Cestoides, 1 Acanthocephala e 3 Crustácea. Entretanto, da fauna parasitária encontrada foi identificada três espécies de digenéticos Accacladocoelium macrocotyle, Accacladocoelium nigroflavum, Dihemistephanus lydiae, uma espécie de Acanthocephala Rhadinorhynchus pristis e uma espécie de crustácea Caligus bonito. Este estudo corrabora com a literatura contribuindo com a identificação de novas espécies de parasitos no hospedeiro Masturus lanceolatus no mundo, algumas destas espécies de parasitos são notificados como primeira ocorrência no hospedeiro Masturus lanceolatus no Brasil. Em adição, a presente pesquisa aumenta o conhecimento sobre a ictioparasitologia em Masturus lanceolatus (Molidae) no mundo, aumentando as informações sobre estudos da fauna parasitológica no Brasil.
Os peixes da família Molidae pertencem à ordem Tetraodontiformes, e estão distribuídos em todos os oceanos, evidentemente são os mais importantes que os peixes do mundo e têm a variação de 1,8 metros na horizontal a 2,4 metros na vertical, estes são classificados em quatro espécies Mola mola (Linnaeus, 1758), Ranzania laevis (Galhardete, 1776), Masturus lanceolatus (Liénard, 1840) e Mola ramsayi (Giglioli, 1883). Além disso, os peixes são vertebrados que apresentam maiores índices de parasitismo, do mesmo modo são mais intensos hospedeiros de parasitos intermediários, paratênicos e definitivos. O presente estudo objetivou identificar uma fauna parasitária da espécie Masturus lanceolatus (Molidae), proveniente da costa do sudoeste do Atlântico. Dentre os cinco exemplares de peixes que encaminhem a família Molusco lanceolatus em praias do Rio Grande do Norte (Areia Branca, Diogo Lopes, Guamaré e Macau) e Ceará (Barreira) no período de 2009 a 2016. Através da necropsia e coleta da fauna parasitária pelo PCCB (Projeto Cetáceos da Costa Branca - RN / CE) com a obtenção da captura, coleta e transporte de material biológico (ABIO) nº. 269/2013 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA). Os parasitos foram fixados em formol a 10% e conservados em álcool 70% em frascos com identificação e remessa para o Laboratório de Estudos em Imunologia e Animais Silvestres (LEIAS) e Laboratório de Sanidade Aquática (LASA) para identificação e identificação das espécies. Foram coletados 680 parasitos nos hospedeiros M. lanceolatus, e classificados em Digenea, Cestoda, Acanthocephala e Crustácea. Destes hospedeiros foram coletados por 193 digenéticos, 12 larvas de digenéticos, 367 Cestoda, 104 cistos de larvas de Cestoides, 1 Acanthocephala e 3 Crustácea. Entretanto, a fauna foi associada a um macrófilo de Acacladocoelium, Accacladocoelium nigroflavum, Dihemistephanus lydiae, uma espécie de Acanthocephala Rhadinorhynchus pristis e uma espécie de crustácea Caligus bonito. Este estudo é uma publicação bibliográfica que contribui com novas espécies de parasitos no hospedeiro Masturus lanceolatus no mundo, algumas espécies de espécies de parasitas são notáveis como primeira ocorrência no hospedeiro Masturus lanceolatus no Brasil. Em adição, um presente estudo tem o poder de esclarecer sobre a fauna parasitológica no mundo.
Biblioteca responsável: BR68.1