Your browser doesn't support javascript.
loading
Estudos dos casos suspeitos de malária importada, um Centro de Referência na região extra-Amazônica
Vidigal, Ana Claudia; Longo, Cecília; Costa, Anielle de Pina; Saraiva, Renata Pedro; Daniel-Ribeiro, Cláudio Tadeu; Brasil,&; 160;Patrícia; Lupi, Otília.
Afiliação
  • Vidigal, Ana Claudia; Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil..
Article em Pt | ARCA | ID: arc-10690
RESUMO
No Brasil, 99, 8% dos casos de malária ocorrem na região amazônica, 83, 7% destes por P.vivax. Taxas de letalidade 70, 8 vezes maiores têm chamado a atenção das autoridades brasileiras. A baixa especificidade do quadro clínico inicial, sobreposto a outras doenças febris agudas e o risco potencial de malária grave representam um desafio extra nas regiões não-endêmicas.

Objetivo:

Estudar os determinantes de risco dos casos de malária importada na extra- Amazônia que expliquem as elevadas taxas de morbi-letalidade observadas.

Método:

Estudo retrospectivo dos 406 casos suspeitos de malária atendidos em Centro de Referência no Rio de Janeiro entre 2005 e 2010, que foi responsável pelo atendimento de 25% de todos os casos suspeitos do estado.

Resultados:

Dos 406 suspeitos, 115(28, 3%) foram confirmados. A distribuição segundo a espécie de Plasmodium 72(62, 6%) P.vivax e 24(20, 8%) P.falciparum. Houve predomínio dos homens (68, 2%), a mediana de idade foi de 35 anos. Observou-se também uma escolaridade elevada (34, 8% com nível médio ou mais). A taxa de letalidade total foi de 1, 7%. Apenas 29, 1% dos casos foram investigados para malária nas primeiras 48h do início dos sintomas. Países da África/Ásia foram a provável fonte de infecção para 124(30, 5%), com uma OR= 23, 3 (IC 6, 91-83, 5) para infecção por P.falciparum

Conclusão:

O crescimento econômico brasileiro aumentou a presença de empresas de mineração, construção e petróleo em áreas endêmicas, especialmente na África. Dois desafios são definidos para este cenário em regiões não-endêmicas a dificuldade de diagnóstico preciso e tratamento da malaria potencialmente grave.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 06-national Base de dados: ARCA Idioma: Pt Ano de publicação: 2014 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 06-national Base de dados: ARCA Idioma: Pt Ano de publicação: 2014 Tipo de documento: Article