Your browser doesn't support javascript.
loading
Evolução da Mortalidade por Doenças do Aparelho Circulatório nos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, de 1979 a 2010 / Evolution of Cardiovascular Diseases Mortality in the Counties of the State of Rio de Janeiro from 1979 to 2010
Soares, Gabriel Porto; Klein, Carlos Henrique; Silva, Nelson Albuquerque de Souza e; Oliveira, Glaucia Maria Moraes de.
Afiliação
  • Soares, Gabriel Porto; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto do Coração Edson Saad. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Severino Sombra. Vassouras, RJ, Brasil..
Article em Pt | ARCA | ID: arc-31454
RESUMO
Fundamento Doenças do aparelho circulatório são a primeira causa de morte no Brasil.

Objetivo:

Estimar taxas de mortalidade por Doenças do Aparelho Circulatório (DAC), Doenças Cerebrovasculares (DCBV) e Doenças Isquêmicas do Coração (DIC) nos adultos dos municípios do estado do Rio de Janeiro (ERJ), de 1979 a 2010.

Métodos:

Os municípios do ERJ foram analisados de acordo com a estrutura geopolítica do ano 1950, agrupando os municípios emancipados a partir dessa data com sua sede original. Populações foram obtidas no IBGE e óbitos obtidos no DataSus/MS. Calcularam-se taxas médias de mortalidade por DIC, DCBV e DAC, compensadas pelas causas mal definidas e ajustadas pelo método direto em três períodos 1979 a 1989, 1990 a 1999 e 2000 a 2010, representadas espacialmente em mapas. Também foram construídas tabelas com as taxas de mortalidade.

Resultados:

Houve redução da mortalidade pelos três grupos de causas no decorrer dos períodos em todos os agregados municipais analisados, com importante redução das taxas e homogeneização dessas no último período. A queda da mortalidade por DCBV foi maior do que a por DIC.

Conclusão:

A mortalidade por doenças do aparelho circulatório apresentou queda nas últimas três décadas no ERJ. Essa redução não pode ser explicada pelo acesso aos procedimentos de alta tecnologia, nem tampouco pelo melhor controle dos fatores de risco cardiovasculares. Tornando necessária a busca de explicações para a queda da mortalidade cardiovascular, que podem estar relacionadas com melhorias nas condições socioeconômicos da população.
Assuntos
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 06-national Base de dados: ARCA Assunto principal: Doenças Cardiovasculares / Interpretação Estatística de Dados / Mortalidade / Dados Estatísticos / Governo Local Idioma: Pt Ano de publicação: 2015 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 06-national Base de dados: ARCA Assunto principal: Doenças Cardiovasculares / Interpretação Estatística de Dados / Mortalidade / Dados Estatísticos / Governo Local Idioma: Pt Ano de publicação: 2015 Tipo de documento: Article