Your browser doesn't support javascript.
loading
Aspectos da ecologia dos flebótomos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Estado do Rio de Janeiro. V. Preferências alimentares (Diptera, Psychodidae, Phlebotominae)
Aguiar, Gustavo Marins de; Vilela,&; 160;Maurício&; 160;Luiz; Soucasaux, Thais.
Afiliação
  • Aguiar, Gustavo Marins de; Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Departamento de Entomologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil..
Article em Pt | ARCA | ID: arc-42809
RESUMO
Realizamos capturas simultâneas de flebótomos, no Parque Nacional da Serra dos Orgãos, Estado do Rio de Janeiro, utilizando três iscas homem, gambá e galo. Em 298h capturamos 1.155 fêmeas de seis espécies do gênero Lutzomya. L. ayrozai e L. hirsuta foram as espécies mais numerosas; ambas sugaram somente próximo ao solo, sendo decididamente antropofílicas e mais ativas entre 17 e 24h. L. fischeri foi a espécie mais freqüente na copa e a que demonstrou maior ecletismo quanto ao hospedeiro, hora e local; na copa sugou mais o galo, especialmente entre 0 e 5h e, no solo, picou com maior intensidade o homem, principalmente entre 20 e 24h.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 06-national Base de dados: ARCA Idioma: Pt Ano de publicação: 1986 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 06-national Base de dados: ARCA Idioma: Pt Ano de publicação: 1986 Tipo de documento: Article