Your browser doesn't support javascript.

BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso racional de antimicrobianos na Unidade de Terapia Intensiva / Rational use of antimicrobials in the Intensive Care Unit

Melo, Felipe da Silva de; Azevedo, Suely Lopes de; Porto, Isaura Setenta; Tavares, Felipe Guimarães; Braga, André Luiz de Souza; Paiva, Priscilla Barboza.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13(5): 1475-1484, maio 2019. ilus, tab, graf
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1024754

Objetivo:

identificar as principais medidas adotadas para o uso racional de antimicrobianos em unidades de terapia intensiva.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa, com um recorte temporal de 2012 a 2017, realizado nas bases de dados LILACS e MEDLINE. Agruparam-se os resultados de acordo com o título, ano de publicação, base de dados, autores, periódicos, delineamento e níveis de evidência. Apresentaram-se os resultados em forma de figuras.

Resultados:

constituiu-se a amostra por 16 artigos que descrevem a unidade de terapia intensiva como o principal local de ocorrência da mutação bacteriana associada ao uso indiscriminado de antimicrobianos, às falhas nas prescrições e à contaminação dos equipamentos pelas mãos da equipe de saúde. Propuseram-se, ao farmacêutico, estratégias que reduziam o número de cepas de micro-organismos resistentes e preservavam a eficácia dos antibióticos disponíveis por meio do seu uso racional.

Conclusão:

considera-se essencial que a equipe de saúde se mobilize para que as ações de controle e prevenção da resistência bacteriana sejam eficazes. Destaca-se o papel do farmacêutico atuando de maneira firme na contenção das resistências bacterianas e no uso racional dos medicamentos na unidade de terapia intensiva.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1