Your browser doesn't support javascript.

BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relationship between multimorbidity and the outcome of the treatment for pulmonary tuberculosis / Relación entre la multimorbilidad y el resultado del tratamiento de la tuberculosis pulmonar / Relação entre multimorbidade e o desfecho do tratamento da tuberculose pulmonar

Soares, Luciana Nunes; Spagnolo, Lílian Moura de Lima; Tomberg, Jéssica Oliveira; Zanatti, Christian Loret de Mola; Cardozo-Gonzales, Roxana Isabel.
Rev. gaúch. enferm ; 41: e20190373, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1101666
RESUMO

Objetivo:

Analisar a influência da multimorbidade no desfecho do tratamento de casos novos de tuberculose pulmonar.

Métodos:

Estudo analítico de base populacional, utilizando dados secundários, coletados no banco do Sistema de informação de Agravos de Notificação, de casos novos de tuberculose pulmonar ocorridos no estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 2013 e 2016. A relação entre a multimorbidade e o desfecho foi analisada com Regressão Logística Multinominal.

Resultados:

A multimorbidade esteve presente em 37,0% dos casos. Destes, o risco relativo (RR) foi de 1,7 para abandono do tratamento e 2,9 para o óbito. O HIV apresentou o RR de 2,1 para o abandono e de 3,9 para óbito. Quanto maior o número de comorbidades eleva-se o RR para os desfechos desfavoráveis.

Conclusões:

A multimorbidade influencia nos desfechos desfavoráveis do tratamento da tuberculose.
Biblioteca responsável: BR1.1