Your browser doesn't support javascript.

BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivencia de la política de extensión del permiso parental postnatal para madres en Chile / Experiência da política de extensão da licença-maternidade para mães no Chile / Experience of the extension policy of postnatal parental for mothers in Chile

Martínez Cornejo, Alejandra; Rivas Riveros, Edith Elina; Catalán Melinao, Yaqueline Andrea.
Av. enferm ; 38(3): 335-346, 01 Sep. 2020.
Artigo em Espanhol | COLNAL, BDENF, LILACS | ID: biblio-1141284

Objetivo:

apresentar a experiência da Lei do Pós-natal (Ley de Postnatal Parental) em mães trabalhadoras e seus filhos em duas cidades do sul do Chile, 2018.

Metodologia:

pesquisa fenomenológica qualitativa com referencial filosófico de Schutz; coleta por entrevista fenomenológica e análise por meio da definição de metacategorias e categorias intermediárias. A amostragem é definida por saturação teórica e a coleta por entrevista fenomenológica para a apreensão dos objetos vividos. A entrevista foi realizada em local e horário acordados após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, sendo autorizada a gravação do discurso.

Resultados:

surgiram metacategorias experiência benéfica para as díades, benefícios para o bebê, sobrecarga materna e falta de proteção por causa do deficit de informações. Devido às perspectivas predominantes de gênero, o retorno ao trabalho implica culpa e sobrecarga materna ao conciliar os dois papéis.

Conclusões:

o medo de perder trabalho e preconceitos por usar a licença-maternidade são percebidos. Estratégias que facilitam a entrega de informações e valorizam as redes de apoio materno devem ser buscadas para promover a reconciliação familiar.
Biblioteca responsável: CO136.1