Your browser doesn't support javascript.

BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Abordagem profissional em tempos de pandemia: o que aprendemos com o Zika vírus? / Abordaje profesional en tiempos de pandemia: ¿qué aprendemos con el Zika virus? / Professional approach in times of pandemic: what have we learned from the Zika virus?

Mocelin, Helaine Jacinta Salvador; Freitas, Paula de Souza Silva; Lamonato, Larissa Carolina Xavier Lacerda; Mascarello, Keila Cristina; Maciel, Ethel Leonor Noia.
Interface (Botucatu, Online) ; 25: e200427, 2021.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1154577
A formação de vínculo entre famílias de crianças com Síndrome Congênita do Zika (SCZ) e profissionais de saúde é condição sine qua non para o desenvolvimento das crianças afetadas. O estudo objetiva compreender a perspectiva de mães de crianças com SCZ acerca da abordagem profissional e da formação de vínculos no processo de cuidado em saúde durante a epidemia de Zika vírus. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória que entrevistou 25 mães. Os resultados revelam que os profissionais de saúde tiveram práticas de desumanização da assistência e cometeram violência obstétrica. Contrapondo a desumanização, também houve casos esporádicos de práticas humanizadas com formação de vínculo. Os resultados deste estudo apontam a necessidade de estratégias e intervenções em prol de melhor atendimento à gestante com diagnóstico de malformação congênita e adequado manejo na abordagem de doenças emergentes e pandemias. (AU)
Biblioteca responsável: BR33.1