Your browser doesn't support javascript.

BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Movement assessment battery for children-second edition: theoretical adequacy of a motor assessment instrument / Movement assessment battery for children-second edition: adequação teórica do modelo do instrumento de avaliação motora

Nazario, Patrik Felipe; Ferreira, Luciana; Both, Jorge; Vieira, José Luiz Lopes.
Rev. Paul. Pediatr. (Ed. Port., Online) ; 40: e2020205, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1180891
RESUMO

Objetivo:

Investigar a adequabilidade do modelo teórico do instrumento de avaliação motora Movement Assessment Battery for Children-Second Edition.

Métodos:

Participaram do estudo 582 crianças, de ambos os sexos com idade entre 3 e 5 anos da cidade de Maringá, Paraná, no período de maio/2014 a junho/2015. Para analisar os dados, utilizou-se a estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

As evidências obtidas por meio da análise fatorial exploratória indicaram a presença de dois fatores. Essa opção foi a que melhor se ajustou ao modelo explicativo. Com isso, foi necessário reagrupar as tarefas motoras das dimensões "lançar e receber" e "equilíbrio" em apenas uma dimensão. Destaca-se que a tarefa motora "caminho da bicicleta" não se adequou ao modelo, pois apresentou carga fatorial baixa e negativa nas dimensões analisadas. Na análise fatorial confirmatória, observaram-se índices de ajustamento adequados para o modelo testado, a qual confirmou o não enquadramento da tarefa motora "caminho da bicicleta" na dimensão original.

Conclusões:

Após a retirada da tarefa motora "caminho da bicicleta", o modelo ajustado de dois fatores parece ser o mais adequado para avaliar o desempenho motor das crianças participantes do estudo.
Biblioteca responsável: BR1.1