Your browser doesn't support javascript.

BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

"A gente nunca pensou que teria que recomeçar": histórias de vida na extinção das fundações do Rio Grande do Sul / "We never thought we would have to start over": life stories in the extinction of foundations in Rio Grande do S

Capaverde, Caroline Bastos; Lopes, Fernanda Tarabal; Gómez, Clara Maduell; Oltramari, Andrea Poleto; Panitz, Lucas Manassi.
Cad. psicol. soc. trab ; 24(1): 119-134, jan.-jun. 2021. ilus
Artigo em Português | LILACS, INDEXPSI | ID: biblio-1356005
No âmbito das políticas neoliberais, é possível localizar, na história recente do Estado do Rio Grande do Sul, gestões que aderiram fielmente a esses preceitos, como o recente governo de José Ivo Sartori (2015-2018). Essa optou por combinações de políticas de austeridade e de reformas a partir da diminuição da participação do Estado na sociedade. Nosso artigo busca refletir sobre as condições de vida e de trabalho dos servidores públicos estaduais gaúchos frente à crise e compreender como um casal de servidores engendra possibilidades de enfrentamento à precarização das relações de trabalho - produto da gestão neoliberal - que outrora estruturavam a vida familiar. A partir das histórias de vida de Maria e João, discorremos sobre a flagrante piora nas condições de trabalho, seja na infraestrutura e no remanejamento arbitrário, seja nos planos de carreira ou mesmo em suas estabilidades. Refletimos que, no âmbito da crise, há precarização da vida e na produção da subjetividade desses trabalhadores, o que desemboca na assunção de novos papéis sociais e reconfigurações relacionais na conjugalidade.
Biblioteca responsável: BR85.1