Your browser doesn't support javascript.

BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Renin angiotensin system molecules and chemokine (C-C motif) ligand 2 (CCL2) in chronic kidney disease patients / Moléculas do sistema renina-angiotensina e ligante 2 de quimiocina com motivo C-C (CCL2) em pacientes com doença renal crônica

Schettini, Isabella Viana Gomes; Faria, Débora Vargas; Nogueira, Leilismara Sousa; Otoni, Alba; Silva, Ana Cristina Simões e; Rios, Danyelle Romana Alves.
J. bras. nefrol ; 44(1): 19-25, Jan-Mar. 2022. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1365037
Resumo

Introdução:

Estudos têm mostrado que o sistema renina angiotensina aldosterona (SRAA) e a inflamação estão relacionados à progressão da lesão renal. O objetivo deste estudo foi avaliar moléculas do SRAA e o Ligante 2 de Quimiocina com Motivo C-C (CCL2) em 82 pacientes com doença renal crônica (DRC).

Métodos:

Os pacientes foram divididos em dois grupos pacientes diagnosticados com DRC e pacientes sem diagnóstico de DRC. Foram determinadas a taxa de filtração glomerular (TFG) e a relação albumina/creatinina (RAC), assim como os níveis plasmáticos de angiotensina-(1-7) [Ang-(1-7)], enzima conversora de angiotensina (ECA)1, ECA2 e níveis plasmáticos e urinários de CCL2.

Resultados:

Os níveis plasmáticos de CCL2 foram significativamente mais altos em pacientes com DRC em comparação com o grupo controle. Pacientes com TFG mais baixa apresentaram níveis plasmáticos mais elevados de ECA2 e CCL2 e menor relação ECA1/ECA2. Pacientes com valores de RAC mais altos apresentaram níveis plasmáticos de ECA1 mais elevados.

Conclusão:

Pacientes com DRC mostraram maior atividade de ambos os eixos do SRAA, o clássico e o alternativo, e níveis plasmáticos mais altos de CCL2. Portanto, os níveis plasmáticos de moléculas do SRAA e CCL2 parecem ser marcadores prognósticos promissores e até mesmo alvos terapêuticos para a DRC.
Biblioteca responsável: BR1.1