Your browser doesn't support javascript.

BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autocuidado na perspectiva de trabalhadoras sexuais para prevenção e enfrentamento à pandemia do SARS-CoV-2 / Self-care from the perspective by female sex workers to prevent and face the SARS-CoV-2 pandemic

Couto, Pablo Luiz Santos; Rodrigues, Vanda Palmarella; Boery, Rita Narriman Silva de Oliveira; Correia, Andresa Teixeira Santos; Vilela, Alba Benemérita Alves.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 28(1): 291-301, jan. 2023. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1421137
Resumo Objetivou-se identificar os significados atribuídos ao autocuidado e a relação deste com as ações adotadas por trabalhadoras sexuais na prevenção e enfrentamento à COVID-19. Estudo qualitativo, apoiado na teoria de Enfermagem do Autocuidado. Realizou-se entrevista em profundidade com 30 trabalhadoras sexuais, do Alto Sertão Produtivo Baiano. Utilizou-se o software IRAMUTEQ para análise dos discursos, com o dendrograma da Classificação Hierárquica Descendente. Evidenciou-se quatro classes que revelam os significados atribuídos ao autocuidado a ideia de que o autocuidado promove obter qualidade de vida e bem-estar; o dinheiro como instrumento facilitador de ações de autocuidado, tanto na prevenção da COVID-19, quanto para enfrentamento das dificuldades; além da noção de que o autocuidado contribui para o cuidado daqueles(as) que as cercam. Conclui-se que as trabalhadoras sexuais demonstraram entender o conceito de autocuidado em associação a noção de precaução, enquanto a prevenção é feita mediante as recomendações feitas por órgãos competentes. Outrossim, percebeu-se um déficit de autocuidado pelas próprias condições presentes no serviço sexual e nas dificuldades impostas pela pandemia.
Biblioteca responsável: BR1.1