Your browser doesn't support javascript.

BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso de substâncias psicoativas por universitários da área da saúde antes e durante a pandemia da covid-19: prevalência e fatores associados / Use of psychoactive substances by college students in the health sector before and during the COVID-19 pandemic: prevalence and associated factors / Uso de sustancias psicoactivas por los universitarios del área de la salud antes y durante la pandemia del COVID-19: prevalencia y factores asociados

Campos, Hudson Manoel Nogueira; Mattos, Mússio Pirajá; Gomes, Daiene Rosa; de Oliveira, Danila Soares; Alves, Gervana Rabêlo; Pereira-Santos, Marcos.
Rev. baiana saúde pública ; 47(1): 129-148, 20230619.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1438264
A pandemia do coronavírus criou incertezas sobre os impactos da doença na saúde dos universitários relacionados ao padrão de uso de substâncias psicoativas. O objetivo deste estudo foi estimar a prevalência e os fatores associados ao uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas entre universitários da área da saúde antes e durante a pandemia da covid-19. Trata-se de um estudo transversal com inquéritos repetidos. Para determinar o padrão de uso das substâncias psicoativas, utilizou-se o Teste de Triagem do Envolvimento com Álcool, Tabaco e Outras Substâncias (ASSIST). Foi realizada a análise de regressão logística com a medida do desfecho expressa por odds ratio e intervalo de confiança de 95%. Obtiveram-se as seguintes associações para o maior consumo de substâncias psicoativas antes da pandemia homossexuais/bissexuais e tabaco no mês; não iniciantes no curso e álcool (na vida e no mês) e drogas ilícitas na vida. Ademais, a análise ajustada dos estudantes durante a pandemia demonstrou que a associação foi mantida homossexuais/bissexuais e tabaco na vida e no mês, álcool no mês e drogas ilícitas na vida. Concluiu-se que a universidade deve buscar a implementação de políticas de assistência estudantil, garantindo aos alunos um bem-estar físico e emocional.

Assuntos

Psicotrópicos
Biblioteca responsável: BR15.1