Your browser doesn't support javascript.

BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autonomia profissional do enfermeiro na atenção primária à saúde: perspectivas para a prática avançada / Professional autonomy of nurses in primary health care: perspectives for advanced practice / Autonomía profesional de los enfermeros en la atención primaria de salud: perspectivas para la práctica avanzada

Geremia, Daniela Savi; Oliveira, Jiennifer Souza de; Vendruscolo, Carine; Souza, Jeane Barros de; Santos, José Luís Guedes dos; Paese, Fernanda.
Enferm. foco (Brasília) ; 15: 1-7, maio. 2024. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1553627

Objetivo:

Descrever como os enfermeiros atuantes na Atenção Primária identificam sua autonomia profissional no desenvolvimento das práticas de Enfermagem.

Métodos:

Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa. Participaram de entrevistas online 28 enfermeiros que atuam na Atenção Primária de um município do Sul do Brasil, entre o período de outubro de 2020 até fevereiro de 2021. Para tratamento dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo temática.

Resultados:

Emergiram duas categorias 1) Resolutividade das práticas da Enfermagem; 2) Respaldo nas regulamentações profissionais e evidências científicas. A Enfermagem dispõe de maior autonomia frente à atenção à saúde da mulher, Infecções Sexualmente Transmissíveis e no cuidado à pessoa com feridas, pois no momento da consulta do enfermeiro, despontam habilidades e competências para a tomada de decisão na prática clínica. Em relação à regulamentação para exercício profissional, os profissionais enfatizaram a importância dos protocolos para respaldar as ações.

Conclusão:

O protagonismo do enfermeiro e sucesso nas experiências indicam um caminho promissor para a discussão e implementação da Enfermagem de Prática Avançada no Brasil. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2