Your browser doesn't support javascript.

BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Determinantes ambientais e não-ambientais da transmissão do plasmódio na paisagem urbana amazônica e suas consequências clínicas: estudo de base populacional em Mâncio Lima, Acre / Environmental and non- environmental determinants of plasmodium transmission in the Amazonian urban ladscape and its clinical consequences: a population- based study in Mâncio Lima, Acre

Arruda, Rayanne Alves de; Araújo, Felipe Monteiro de; Nogueira, Roberto Schlosser Rudi; Guimarães, Maria Gabriela Silva; Braga, Cássio Braga e; Martins, Antonio Camardo; Silva, Aline Ferreira da; Cayotopa, Athaid David Escalante; Klein, Wagner Werner; Souza, Mardelson Nery de; Andrade, Breno Wilson Benevides; Bastos, Paula Rúbia Jornada; Santos, Ana Caroline Santana dos; Pacheco, João Vitor Coelho; Filgueira-Júnior, José Alcântara; Ramalho, Alanderson Alves; Arruda, Eder Ferreira de; Mantovani, Saulo Augusto silva; Pereira, Thasciany Moraes; Delfino, Breno Matos; Cavasini, Carlos Eugenio; Malafronte, Rosely dos santos; Reis, Izabel Crisitna dos; Honório, Nildimar Alves; Codeço, Cláudia Torres; Nunes, Mônica da Silva.
Comun. ciênc. saúde ; 28(1): 12-22, jan. 2017. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-972646
Este estudo avaliou as mudanças ambientais da paisagem urbana de um município com alta incidência de malária na Amazônia brasileira (Mâncio Lima, Acre) e sua relação com a doença, com o objetivo de prover evidências de que a transmissão do Plasmódio é causada pelo modo como os seres humanos interagem com o meio-ambiente. Foram efetuados três estudos populacionais consecutivos, entre 2012 e 2013, com 1260 indivíduos, com identificação do plasmódio por microscopia e técnicas moleculares. Casos de malária foram analisados mediante um questionário clinico. O estudo entomológico envolveu 8 inquéritos transversais com coleta de formas imaturas em 90 corpos d’água, bem como avaliação espacial desses dados. Os resultados mostraram que a transmissão de malária na área deveu-se em grande parte a criação de tanques de piscicultura, que elevaram em cerca de 10 vezes a produtividade de imaturos de Anopheles darlingi, e à grande mobilidade da população, que se desloca para áreas de maior transmissão (como área ribeirinha e rural) e retorna infectada para a área urbana. Foram identificados casos de portadores assintomáticos do Plasmódio, embora em pequena quantidade. Os fatores associados a ausência de sintomas (infecção assintomática) foram o sexo e o tempo da última malária. Em pacientes sintomáticos, a frequência dos sintomas se relacionou com idade, número de malárias previas e parasitemia. A concentração geográfica dos casos deveu-se em parte a características socioeconômicas agregadas no espaço, em conjunto com fatores ambientais como presença do vetor, visto que o uso infrequente de mosquiteiro associouse com a incidência maior de malária.
Biblioteca responsável: BR599.1