Your browser doesn't support javascript.

BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adaptação transcultural do instrumento "tool to estimate patient's costs" em municípios prioritários do Brasil no controle da tuberculose / Cross-cultural adaptation of the instrument "tool to estimate patient's costs" in priority municipalities of Brazil in tuberculosis control

Nunes, Gabriela Ferreira; Guidoni, Leticia Molino; Zandonade, Eliana; Negri, Leticya dos Santos Almeida; Maciel, Ethel Leonor Noia.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 22(4): e20180073, 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-975218

Introdução:

A tuberculose é historicamente associada à pobreza, gerando despesas que podem influenciar no tratamento. Considerando o impacto dos custos do adoecimento, destaca-se a importância da adaptação do instrumento.

Objetivo:

Adaptar transculturalmente para o português brasileiro o instrumento "Tool to Estimate Patient's Costs".

Métodos:

Estudo do tipo adaptação transcultural de instrumento. A tradução seguiu os critérios descritos por Herdman (1998), de forma a preservar ao máximo a equivalência funcional. O questionário, com adaptação transcultural, foi aplicado em 77 pacientes, com pelo menos um mês completo de tratamento para a doença.

Resultados:

Instrumento mostrou-se com alfa de Cronbach acima de 0,71, constituindo-se em uma boa ferramenta para mensuração dos custos da doença, sendo necessárias modificações.

Conclusões:

Este estudo sugere a criação de um instrumento adaptado para o tratamento da TB no Brasil, para avaliação dos custos com o adoecimento por tuberculose.
Biblioteca responsável: BR1.1
Localização: BR442.1