Your browser doesn't support javascript.

BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Healthcare networks: trends of knowledge development in Brazil / Redes de atención a la salud: tendencias de la producción de conocimiento en Brasil / Redes de atenção à saúde: tendências da produção de conhecimento no Brasil

Peiter, Caroline Cechinel; Santos, José Luís Guedes dos; Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo; Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de; Costa, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da; Andrade, Selma Regina de.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 23(1): e20180214, 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-984378
RESUMO

Objetivo:

Analisar a tendência de investigação de teses e dissertações brasileiras da área da saúde sobre o tema Redes de Atenção à Saúde.

Método:

Estudo documental, descritivo e exploratório de abordagem quantitativa, realizado a partir da base de dados Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A coleta de dados se deu em janeiro de 2018, a partir do termo "Rede de Atenção à Saúde". Foram incluídas teses e dissertações da área da saúde, desenvolvidas no cenário brasileiro e defendidas entre os anos 2013 a 2016.

Resultados:

Os 190 trabalhos encontrados foram distribuídos em quatro classes principais Gestão das Redes de Atenção à Saúde; Redes temáticas de Atenção à Saúde; Atenção Primária à Saúde como ordenadora da rede; e Formação profissional para atuação em rede.

Conclusão:

São tendências da produção do conhecimento o estudo da atenção primária como ordenadora da rede e sua relação com os demais níveis, a formação dos profissionais para atuação articulada e integrada, e a educação permanente em saúde, com foco na gestão das redes de atenção à saúde.
Biblioteca responsável: BR442.1