Your browser doesn't support javascript.

BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização da rede de internações por diabetes mellitus no estado da Bahia: teoria das redes / Characterization of the hospitalization network for diabetes mellitus in the state of Bahia: network theory

Dias, Raiara dos Santos Pereira; Silva Filho, Aloísio Machado da; Araújo, Edna Maria de; Guedes, Everaldo Freitas; Oliveira Filho, Florêncio Mendes.
Rev. baiana saúde pública ; 46(4): 9-29, 2022.
Artigo em Português | BVS DIP, FIOCRUZ | ID: dip-4903
Este artigo tem como objetivo caracterizar a rede de internações das pessoas com Diabetes mellitus, segundo a região de saúde de residência e atendimento, no período de 2010 a 2017 no estado da Bahia. Para tanto, escolheu-se o método de estudo ecológico modelado por meio da teoria das redes, em que a população de estudo é representada pelas ocorrências de internações por diabetes em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Verificou-se que todas as regiões de saúde da Bahia apresentaram fluxo de saída e de entrada diferentes de zero em pelo menos um ano. A maior média de grau de entrada foi em Salvador e a menor em Paulo Afonso. A região com maior grau de saída foi Salvador e a menor foi Teixeira de Freitas. A maior distância média em toda a série histórica foi Teixeira de Freitas e a menor Camaçari. Assim, conclui-se que a caracterização da rede de internação pode auxiliar no processo de planejamento e diagnóstico sobre o funcionamento desta rede. (AU)
Biblioteca responsável: BR15.1
Localização: BR15.1