Your browser doesn't support javascript.

BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparação de técnicas não invasivas para medir a pressão arterial em recém-nascidos / Comparison of noninvasive techniques to measure blood pressure in newborns

Ribeiro, Manoel A. S; Fiori, Humberto H; Luz, Jorge H; Piva, Jefferson P; Ribeiro, Nilza M. E; Fiori, Renato M.
J. pediatr. (Rio J.) ; 87(1): 57-62, jan.-fev. 2011. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-576130

OBJETIVO:

Comparar a pressão arterial pelos métodos do flush, da oximetria de pulso e da oscilometria utilizando o Doppler em neonatos.

MÉTODOS:

Foram realizadas medidas de pressão arterial não invasiva utilizando três métodos distintos (flush, oximetria de pulso e oscilometria automática) em três grupos de recém-nascidos selecionados por sorteio 15 a termo e normais, 16 prematuros estáveis e 14 doentes. Todas as medidas foram filmadas, editadas separadamente, codificadas e analisadas independentemente por três neonatologistas.

RESULTADOS:

Realizaram-se 57 medidas por cada método. Os métodos do flush e da oximetria de pulso mostraram melhor correlação com o Doppler do que a oscilometria (coeficiente de correlação 0,89, 0,85 e 0,71, respectivamente, p < 0,01). A diferença entre as médias das medidas, seus respectivos desvios padrão e o intervalo de confiança de 95 por cento quando comparados com Doppler foram -5,2±7,9 (-21,110,7) mmHg com o método do flush; 0,4±8,9 (-17,518,2) mmHg com a oximetria de pulso; e 6,4±16,1 (-25,88,6) mmHg com a oscilometria. O método do flush mostrou melhor concordância com o Doppler para diagnóstico de hipotensão do que os métodos da oximetria e da oscilometria.

CONCLUSÕES:

Os métodos do flush e da oximetria de pulso mostraram-se úteis para medir a pressão arterial sistólica de recém-nascidos, sendo que o método oscilométrico mostrou-se o menos concordante com o Doppler para detectar hipotensão.
Biblioteca responsável: BR1.1