Your browser doesn't support javascript.
loading
Extension and validation of the protocol of orofacial myofunctional assessment for individuals with cleft lip and palate. / Ampliação e validação do protocolo de avaliação miofuncional orofacial para indivíduos com fissura labiopalatina.
Graziani, Andréia Fernandes; Fukushiro, Ana Paula; Marchesan, Irene Queiroz; Berretin-Félix, Giédre; Genaro, Katia Flores.
Afiliação
  • Graziani AF; Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.
  • Fukushiro AP; Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.
  • Marchesan IQ; Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.
  • Berretin-Félix G; Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica - São Paulo (SP), Brasil.
  • Genaro KF; Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.
Codas ; 31(1): e20180109, 2019 Mar 07.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-30843925
RESUMO
OBJETIVO: Realizar a ampliação, validação de conteúdo, critério e construto de um protocolo de avaliação miofuncional orofacial para indivíduos com fissura labiopalatina e definir parâmetros de avaliação para a utilização do instrumento. MÉTODO: A ampliação do instrumento foi realizada com base no protocolo MBGR; os itens, subitens e possibilidades de respostas do instrumento ampliado foram analisados quanto à clareza por sete examinadores para a validação do conteúdo. Parâmetros de avaliação para a utilização do instrumento foram estabelecidos a fim de minimizar a subjetividade. Quatro examinadores compararam os aspectos do protocolo aos de outro instrumento para a validação de critério, e a validação de construto foi realizada comparando os resultados pré e pós-tratamento cirúrgico do avanço da maxila. Aplicou-se o Índice de Validação do Conteúdo e os testes Kappa, Correlação de Spearman e Wilcoxon para as validações. RESULTADOS: Foram acrescentados os aspectos da avaliação da mobilidade, tonicidade e sensibilidade ao protocolo; na validação do conteúdo, 72% dos itens foram classificados como muito claro e 28%, como claro; construiu-se um manual com parâmetros de avaliação para todos os itens e subitens do protocolo. A concordância interexaminadores apresentou-se moderada. Na comparação dos protocolos, para a validação de critério, foi observada boa relação entre eles. Para a validação do construto, o protocolo demonstrou ser capaz de identificar resultado de tratamento após a realização do tratamento. CONCLUSÃO: O protocolo foi ampliado e considerado validado em sua totalidade: conteúdo, critério e construto, e estabelecidos parâmetros de avaliação para a sua utilização.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Sistema Estomatognático / Fenda Labial / Fissura Palatina Tipo de estudo: Guideline / Prognostic_studies Limite: Humans Idioma: En / Pt Revista: Codas Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Sistema Estomatognático / Fenda Labial / Fissura Palatina Tipo de estudo: Guideline / Prognostic_studies Limite: Humans Idioma: En / Pt Revista: Codas Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil