Your browser doesn't support javascript.
loading
The impact of exercise training on calf pump function, muscle strength, ankle range of motion, and health-related quality of life in patients with chronic venous insufficiency at different stages of severity: a systematic review.
Silva, Keity Lamary Souza; Figueiredo, Eduardo Augusto Barbosa; Lopes, Cíntia Pimenta; Vianna, Marcus Vinicius Accetta; Lima, Vanessa Pereira; Figueiredo, Pedro Henrique Scheidt; Costa, Henrique Silveira.
Afiliação
  • Silva KLS; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Fisioterapia, Diamantina, MG, Brasil.
  • Figueiredo EAB; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Fisioterapia, Diamantina, MG, Brasil.
  • Lopes CP; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Fisioterapia, Diamantina, MG, Brasil.
  • Vianna MVA; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Faculdade de Medicina, Diamantina, MG, Brasil.
  • Lima VP; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Fisioterapia, Diamantina, MG, Brasil.
  • Figueiredo PHS; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Programa de Pós-graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional, Diamantina, MG, Brasil.
  • Costa HS; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Fisioterapia, Diamantina, MG, Brasil.
J Vasc Bras ; 20: e20200125, 2021 Apr 28.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-34093685
RESUMO
O treinamento físico é uma importante ferramenta no tratamento de pacientes com insuficiência venosa crônica. O objetivo foi discutir os efeitos do tratamento físico na bomba da panturrilha, os parâmetros funcionais e a qualidade de vida de pacientes com insuficiência venosa crônica leve e avançada. Uma revisão sistemática foi realizada, e 11 estudos foram incluídos. Na insuficiência venosa crônica leve, o treinamento físico foi eficaz na melhora do refluxo venoso, da força muscular, da amplitude de movimento do tornozelo e da qualidade de vida. Na insuficiência venosa crônica avançada, o treinamento físico aumentou a fração de ejeção, reduziu a fração de volume residual e melhorou a força muscular e amplitude de movimento do tornozelo, sem alterações nos índices de refluxo venoso e na qualidade de vida. Conclui-se que o treinamento físico é eficaz na melhoria da bomba da panturrilha, da força muscular e da amplitude de movimento do tornozelo na insuficiência venosa crônica. Em pacientes com insuficiência venosa crônica leve, foram encontrados benefícios adicionais na qualidade de vida.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Systematic_reviews Idioma: En Revista: J Vasc Bras Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Systematic_reviews Idioma: En Revista: J Vasc Bras Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil