Your browser doesn't support javascript.

BVS Educação Profissional em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autoeficácia no ensino superior e satisfação com as experiências acadêmicas: percepções de estudantes de educação física / Self-efficacy in higher education and satisfaction with academic experiences: physical education students' perceptions / Autoeficacia en la educación superior y satisfacción con experiencias académicas: percepciones de estudiantes de educación física

Oliveira, Vinícius Plentz; Maciel, Larissa Fernanda Porto; Iaochite, Roberto Tadeu; Salles, William das Neves; Nascimento, Juarez Vieira; Folle, Alexandra.
Movimento (Porto Alegre) ; 26: e26087, 2020. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1154930
O objetivo deste estudo descritivo foi analisar a associação entre autoeficácia no Ensino Superior e a satisfação acadêmica de estudantes universitários em Educação Física. Participaram 251 universitários matriculados nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física de uma universidade pública do estado de Santa Catarina/Brasil. Para a coleta de dados, foram utilizadas a Escala de Autoeficácia no Ensino Superior e a Escala de Satisfação com Experiências Acadêmicas. Os dados foram processados utilizando recursos estatísticos descritivos e inferenciais no software SPSS, versão 25.0. Os resultados mostraram escores médios superiores a sete em todas as dimensões da autoeficácia, com destaque para as dimensões social e gestão. Especificamente, quanto mais o aluno se percebe autoeficaz, mais satisfeito ele fica com a instituição. As evidências ressaltam a importância de pesquisas focadas na relação entre autoeficácia acadêmica e satisfação de estudantes do Ensino Superior para a melhoria da qualidade dos cursos ofertados.
Biblioteca responsável: BR553.1