Your browser doesn't support javascript.

BVS Educação Profissional em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Rede de Saúde e Desospitalização: Desafios para a Integralidade do Cuidado em Saúde após a Alta Hospitalar / Health and De-hospitalization Network: Challenges for Comprehensive Health Care after Hospital Discharge / Red de Salud y Deshospitalización: Desafíos para la Atención Integral en Salud después del Alta Hospitalaria

Tricarico, Carolina Cardoso; Schreider, Erika; Chaves, Ana Raquel de Mello.
Rev. Bras. Cancerol. (Online) ; 69(3)jul-set. 2023.
Artigo em Espanhol, Português | LILACS, SES-SP | ID: biblio-1512735

Introdução:

O presente artigo é parte integrante da pesquisa "Rede de Saúde e Oncologia os desafios do acesso à atenção domiciliar e ao transporte sanitário na cidade do Rio de Janeiro".

Objetivo:

Analisar o processo de articulação com a rede de saúde para os pacientes da clínica de neurocirurgia que residem na cidade do Rio de Janeiro e que necessitem do cuidado domiciliar e/ou transporte sanitário.

Método:

Utilizou-se a estratégia metodológica de estudo de caso, elaborada por pesquisa exploratória e qualitativa. Trata-se de estudo de caso único que contempla o debate teórico sobre rede de saúde, desospitalização e integralidade do cuidado, a partir de duas questõeschave atenção domiciliar e transporte para acesso à saúde.

Resultados:

A partir de análise crítica, verificaram-se fragilidades no processo de articulação com a rede de saúde no âmbito da atenção domiciliar e no transporte para acesso aos serviços de saúde. Observaram-se morosidade para acesso aos serviços, tendência à judicialização para acesso ao transporte, dificuldade no processo de desospitalização para efetivação da continuidade do cuidado e responsabilização da família.

Conclusão:

Por meio de caso único, foi possível articular a teoria ao cotidiano da cuidadora e usuária, identificando fragilidades e potencialidades na rede de saúde. Destaca-se a importância de estudos futuros sobre essa temática
Biblioteca responsável: BR440.1