Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

A percepção do idoso sobre a comunicação no processo de envelhecimento / The perception of the elderly about communication in the aging process

Santos, Paloma Ariana dos; Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss; Marçal, Cláudia Cossentino Bruck; Arakawa-Belaunde, Aline Megumi.
Audiol., Commun. res; 24: e2058, 2019. graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1011377
RESUMO Objetivo Verificar a percepção dos idosos sobre seu processo de comunicação no envelhecimento. Métodos Estudo qualitativo, com base na metodologia pesquisa-ação-participante, desenvolvido por meio do Itinerário de pesquisa de Paulo Freire, que consiste de três etapas dialéticas investigação temática; codificação e descodificação e desvelamento crítico. O estudo desenvolveu-se em quatro Círculos de Cultura, no período de junho a julho de 2017, incluindo a participação de dez idosos de uma universidade aberta da terceira idade. Resultados A partir do diálogo, foram enunciadas temáticas que envolveram o desvelamento das tecnologias e seu impacto na comunicação dos idosos. Destacaram-se a fragilidade dos participantes, em relação aos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação, e a dificuldade apresentada por este público nos processos interativos, principalmente relacionados à família, decorrentes do uso em grande escala destas ferramentas. Conclusão Não foram mencionados, pelos participantes, aspectos patológicos, ou em relação às perdas funcionais do processo de envelhecimento, mas o interesse em dialogar sobre as tecnologias de informação de comunicação. O estudo representou a percepção dos participantes nos Círculos de Cultura, evidenciando a relevância de metodologias, como a de Paulo Freire, na discussão de temas que tangem o cotidiano das pessoas, contribuindo para um processo reflexivo que busca a melhora da qualidade de vida.
Biblioteca responsable: BR663.1