Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Fase ofensiva no handebol: atuação de jovens goleiras na perspectiva de treinadores do estado de São Paulo / The handball offensive phase: performance of young goalkeepers in the perspective of coaches of the state of São Paulo

Pierroni, Iara Cristina; Menezes, Rafael Pombo; Marques Filho, Cesar V; Santos, Yura Yuka Sato; Lima, Leilane Alves de; Galatti, Larissa Rafaela.
Rev. bras. ciênc. mov; 27(3): 5-12, jul.-set. 2019. ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1014973
A goleira de handebol detém uma série de particularidades quando comparada às demais posições. Mesmo chamando atenção por exercer funções defensivas, sua participação no ataque pode ter elevada importância. Este estudo objetivou descrever a percepção de treinadores de equipes femininas de handebol da categoria cadete (sub-16) sobre a função da goleira, identificando suas preferências quanto ao treinamento, especificidades da posição e sua concepção sobre a goleira na fase ofensiva de jogo.Participaram do estudo cinco treinadores da maior liga do estado de São Paulo. O método se baseou em uma pesquisa qualitativa, sendo utilizadas entrevistas estruturadas com seis perguntas. Os dados obtidos foram tabulados e analisados de acordo com o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os treinadores evidenciaram a importância da goleira na fase ofensiva, destacando seu papel na reposição de bola rápida e na ligação de contra-ataques, e a possibilidade de exercer a função de goleira-linha. Também foi evidenciada a necessidade de boa comunicação entre a goleira e as jogadoras de linha. Parte dos treinadores destacou que uma goleira que contribui com qualidade à fase ofensiva pode ser um diferencial em jogos decisivos. Ademais, alguns treinadores destacaram a importância do treinamento específico para as goleiras, sendo o treino pautado em situações de jogo uma possibilidade interessante para o desenvolvimento de competências específicas, além de trabalhar a interação entre a goleira e as demais companheiras. Concluímos que a goleira tem uma função fundamental também na fase ofensiva, sendo necessário um processo de treinamento pautado no jogo que a prepare para também desempenhar esse papel....(AU)
Biblioteca responsable: BR1552.1
Ubicación: BR1552.1