Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Fatores associados ao uso do álcool entre homens autores de violência por parceiro íntimo no Ceará / Factors associated to the use of alcohol and the perpetration of physical violence between men authors of violence of intimate partner in the state of Ceará

Santos, Marcos Silva dos; Macena, Raimunda Hermelinda Maia; Mota, Rosa Maria Salani; Souza, Willian Menezes de; Sousa, José Edir Paixão de; Cavalcante, Francisco Wesley de Souza; Câmara, Kaytianne Jennifer da Costa.
J. Health Biol. Sci. (Online); 7(4): 341-350, 30/09/2019.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1023049

Objetivo:

analisar os fatores associados ao uso de álcool entre homens autores de violência por parceiro íntimo (VPI) no estado do Ceará.

Métodos:

estudo transversal-exploratório, com 152 homens em privação de liberdade por prática de VPI, sob custódia do Estado na Casa de Privação Provisória de Liberdade II. Dados coletados por questionário com quatro blocos sócio demográfico, impulsividade (Barratt Impulsiveness Scale), uso abusivo de álcool e outras drogas (Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test) e histórico de violência. Os participantes foram categorizados em 0-10 para baixo risco; 11- 26 para risco moderado e > 27 para alto risco. Para análise, foi feita a correção de população finita. As associações em tabelas de contingência foram realizadas por meio do qui-quadrado de Pearson, cálculo da odds ratio e regressão logística com múltiplas variáveis independentes pelo IBM SPSS STATISTICS® 23.1.

Resultados:

a prevalência do uso de risco de álcool foi de XX%. Os fatores associados ao consumo de risco de álcool foram zona de nascimento (OR=6,52, P<0,001), uso de risco de tabaco (OR=7,94, P<0,001), autoafirmação de ciúmes (OR=2,66, P=0,017) e já ter sido casado/amasiado (OR=2,64, P<0,001).

Conclusões:

há elevada prevalência do uso de álcool entre os homens que perpetram VPI, tornando-se necessário o desenvolvimento de novos estudos e a criação de políticas públicas que influenciem na redução do consumo de álcool.
Biblioteca responsable: BR1780.2