Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Adaptação dos Familiares Cuidadores de Idosos com Doença de Parkinson: Processo de Transição / Adaptation of Elderly Relatives with Parkinson's Disease: Transition Process

Nunes, Simony Fabíola Lopes; Alvarez, Angela Maria; Valcarenghi, Rafaela Vivian; Hammerschmidt, Karina Silveira de Almeida; Baptista, Rafaela.
Psicol. (Univ. Brasília, Online); 35(spe): e35nspe4, 2019.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1040805
Resumo Descreveu-se e interpretou-se a repercussão da transição para o exercício do papel de cuidador em familiares de idosos com doença de Parkinson, à luz da teoria das Transições. O método exploratório de abordagem qualitativa foi empregado com 20 familiares cuidadores de idosos com doença de Parkinson. Emergiram como temas tendo consciência e reconhecimento da doença de Parkinson na família; envolvendo-se com o processo de cuidar; tornando-se um familiar cuidador; percebendo as mudanças e diferenças significativas no estilo de vida; acontecimentos e pontos críticos envolvidos na adaptação ao papel. Constatou-se que a transição de familiares para o papel de cuidador inicia-se com a conscientização dos primeiros sintomas e do diagnóstico, envolvendo mudanças e caracterizando-se pelas ações de cuidar.
Biblioteca responsable: BR1.1