Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

O que as Revisões Sistemáticas Cochrane dizem sobre as intervenções terapêuticas com Cannabis? / What do Cochrane Systematic Reviews say about therapeutic cannabis interventions?

Person, Osmar Clayton; Puga, Maria Eduarda dos Santos; Atallah, Álvaro Nagib.
Diagn. tratamento; 24(4): [183-189], out - dez. 2019. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1049398

Contexto:

A Cannabis sativa é uma planta popularmente conhecida como maconha e que há alguns anos é alvo de polêmica, dado seu potencial medicinal e também os efeitos entorpecentes que a qualificam como droga ilícita.

Objetivo:

O presente estudo teve como objetivo avaliar as revisões sistemáticas desenvolvidas pela Cochrane, no que concerne à eficácia dos princípios ativos da Cannabis para tratamento de doenças.

Métodos:

Trata-se de overview de revisões sistemáticas Cochrane. Procedeu-se à busca por revisões sistemáticas na Cochrane Library database. Foram utilizados os termos MeSH Cannabis e Cannabidiol. Os critérios de inclusão envolveram pacientes tratados com derivados de Cannabis para qualquer doença.

Resultados:

A estratégia de busca recuperou sete revisões sistemáticas Cochrane, relacionadas ao tratamento de colite ulcerativa, doença de Crohn, epilepsia, dor crônica neuropática, morbimortalidade associada ao HIV, dor em artrite reumatoide e ataxia em esclerose múltipla, totalizando 2.561 pacientes avaliados. Discussão há carência de evidências até o momento que permitam afirmar a efetividade de Cannabis no tratamento das condições clínicas avaliadas. Para a dor crônica neuropática, a evidência de melhora é baixa. Os estudos realizados até o momento, com nível baixo de evidência, não demonstraram efeitos adversos graves.

Conclusão:

Não há evidências de efetividade dos princípios ativos da Cannabis em estudos realizados até o momento e compilados em revisões sistemáticas Cochrane.
Biblioteca responsable: BR12.1
Ubicación: BR12.1