Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Impacto da má oclusão e do tratamento ortodôntico com aparelho fixo sobre a qualidade de vida relacionada à saúde bucal de crianças e adolescentes / Impact of malocclusion and orthodontic treatment with fixed appliances on oral health-related quality of life of children and adolescents

Cunha, Ana Claudia Castro; Rebouças, Ana Paula; Abreu, Lucas Guimarães; Paiva, Saul Martins; Bendo, Cristiane Baccin.
Arq. odontol; 55: 1-9, jan.-dez. 2019. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS, BBO | ID: biblio-1052202

Objetivo:

O presente estudo teve como objetivo investigar o impacto da má oclusão na QVRSB de crianças e adolescentes que estavam em tratamento ortodôntico com aparelho fixo, e os fatores associados.

Métodos:

foi selecionada uma amostra de 161 indivíduos entre 10 e 18 anos, de ambos os sexos, em tratamento na clínica de Especialização em Ortodontia da Universidade Federal de Minas Gerais. As crianças/adolescentes responderam à versão brasileira do Child-Oral Impacts on Daily Performances (Child-OIDP), que é subdividido em 8 domínios que avaliam os impactos que as condições bucais podem ter sobre a execução de atividades diárias; os pais/responsáveis responderam a um formulário socioeconômico; e o pesquisador coletou informações da ficha clínica e dos modelos ortodônticos dos participantes, como tipo de aparelho, má oclusão (Dental Aesthetic Index - DAI), extração de pré-molares por indicação ortodôntica e tempo de tratamento. Foram realizadas análises bivariadas e multivariadas através do programa Statistical Package for the Social Sciences for Windows (SPSS Statistics for Windows, Version 22.0. Armonk, NY IBM Corp.).

Resultados:

As variáveis que apresentaram um valor de p < 0,20 foram má oclusão/DAI (p = 0,032) e escolaridade dos pais (p = 0,184) e foram incorporados na regressão logística (p < 0,05). No modelo multivariado final, observou-se que indivíduos com má oclusão ausente/leve (DAI ≤ 25) possuíam 2,05 (95%IC = 1,05­4,00) menos chances de apresentar impacto na QVRSB quando comparadas com aqueles com má oclusão mais grave (DAI ≥ 26).

Conclusão:

A gravidade da má oclusão foi um importante fator de impacto na QVRSB de indivíduos jovens sob tratamento ortodôntico. (AU)
Biblioteca responsable: BR365.1
Ubicación: BR365.1