Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Alterações na Epiderme de Pacientes com Aids Autopsiados em Uso da Terapia Antirretroviral / Changes in the Epidermis of Autopsied AIDS Patients Using Antiretroviral Therapy

Favarato, Grace Kelly Naves de Aquino; Silva, Aline Cristina Souza da; Oliveira, Lívia Ferreira; Ferraz, Mara Lúcia da Fonseca; Correa, Rosana Rosa Miranda; Teixeira, Vicente de Paula Antunes; Cavellani, Camila Lourencini.
Rev. bras. ciênc. saúde; 24(1): 57-62, 2020. ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1087474

Objetivo:

Avaliar a influência da terapia na morfologia da epiderme de pacientes com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS.

Metodologia:

Estudo transversal desenvolvido na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil. Foram selecionados pacientes com AIDS de ambos os sexos, que foram agrupados de acordo com o tratamento com Terapia antir-retroviral de alta eficiência pacientes em uso de HAART (n = 14) e pacientes sem uso de HAART (n = 14). Outras informações foram coletadas do prontuário clínico.

Resultados:

A idade média dos pacientes em tratamento foi de 49,07 ± 7,89 anos e dos pacientes sem TARV foi de 55,11 ± 10,17 anos. A maioria dos pacientes na terapia utilizada pertencia ao sexo feminino, 9 (64,28%). Estes apresentaram espessamento epidérmico (150,04 x 86,09µm), número de camadas celulares (8,0 x 5,5 camadas) e densidade de células de Langerhans superiores àquelas que não utilizaram a terapia, com diferença significativa.

Conclusão:

Nossos achados sugerem que o HAART propor-ciona a recuperação dos constituintes da epiderme alterados pela doença, melhorando sua função como barreira chave na proteção do corpo contra microorganismos ambientais. (AU)
Biblioteca responsable: BR8.1
Ubicación: BR8.1; v.24,n.1