Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Repercussões da implantação de um núcleo interno de regulação de leitos no processo de trabalho de enfermeiros / Repercussions of Implementation of an Internal Regulation Core in the Nursing Work Process

Rodrigues, Luciane Cristine Ribeiro; Damiance, Patrícia Ribeiro Mattar; Pavelqueires, Shirlene; Spiri, Wilza Carla; Juliani, Carmen Maria Casquel Monti.
Rev. Salusvita (Online); 38(4): 843-859, 2019.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1087604

Introdução:

Na efetivação do Sistema Único de Saúde observamse propostas e regulamentações que visam normalizar o acesso aos serviços de saúde e o processo de trabalho dos profissionais. Entre essas propostas, encontram-se a descentralização das funções e a regulação do sistema de saúde, entendida como alternativa assistencial que estabelece a relação entre a gestão e a atenção à saúde. Nesse contexto, a regulação de leitos compreende uma estratégia capaz de adequar os fluxos e os processos de trabalho nos serviços de saúde.

Objetivo:

Este estudo buscou compreender as repercussões da regulação de leitos no processo de trabalho de enfermeiros.

Método:

Foram realizadas 13 entrevistas com enfermeiros que vivenciaram a implantação de um núcleo interno de regulação de leitos em um complexo assistencial do interior de São Paulo. Resultado e Discussão A análise do material possibilitou a extração de duas temáticas "o contexto histórico de inserção do enfermeiro na regulação de leitos hospitalares" e "as repercussões da implementação da regulação de leitos no processo de trabalho dos enfermeiros".

Conclusão:

Na compreensão dos participantes a implantação do núcleo propiciou a desconstrução da distribuição de leitos como uma ação técnica e operacional exclusiva do enfermeiro, impactando positivamente no seu processo de trabalho, na macro e na microgestão dos leitos hospitalares.
Biblioteca responsable: BR36.1