Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Prevalência e fatores associados à fragilidade em idosos atendidos na Atenção Primária à Saúde / Prevalence of frailty and associated factors among elderly individuals cared for by Primary Health Care

Silva, Mércia Beatriz Martins,; Oliveira, Flávia de,; Araújo, Gabriel Dias de,; Salgado, Patrícia Oliveira,; Brito, Maria Fernanda Santos Figueiredo,; Gusmão, Ricardo Otávio Maia,; Araújo, Diego Dias de,.
Rev. eletrônica enferm; 22: 1-8, 2020.
Artículo en Inglés, Portugués | BDENF, LILACS | ID: biblio-1145783

Objetivo:

identificar a prevalência e os fatores associados à fragilidade em idosos atendidos na atenção primária à saúde. Método estudo transversal e analítico, realizado entre março de 2018 e abril de 2019, com 184 idosos cadastrados em equipe de Estratégia Saúde da Família de uma cidade do norte de Minas Gerais. Foram coletadas variáveis sociodemográficas e clínicas, sendo a fragilidade identificada pelo Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional-20. Realizou-se estatística descritiva, análise bivariada e multivariada por meio da regressão logística com os respectivos intervalos de confiança de 95% e nível de significância de p≤0,05.

Resultado:

entre os 184 idosos, a prevalência de fragilidade foi de 9,8%. As variáveis associadas ao desfecho foram escolaridade (analfabeto) (p=0,007) e idade (≥ 80 anos) (p=0,002). Conclusão o estudo evidencia que a fragilidade é um achado comum entre idosos da atenção primária e medidas de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde precisam ser implementadas.
Biblioteca responsable: BR584.1