Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Variação sazonal de níveis de 25-hidroxivitamina d sérica e ingestão dietética de vitamina d em crianças e adolescentes com baixa estatura / Seasonal variation of 25-hydroxyvitamin d serum levels and vitamin d dietary intake in short children and adolescents

Raimundo, Fabiana Viegas; Bueno, Aline Lopes; Moulin, Cileide Cunha; Czepielewski, Mauro Antônio.
Rev. HCPA & Fac. Med. Univ. Fed. Rio Gd. do Sul; 30(3): 209-213, 2010. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-834364

Introdução:

A baixa estatura sem causa clínica evidente pode estar relacionada com deficiências nutricionais. A vitamina D é um hormônio fundamental para o desenvolvimento ósseo, obtida através da dieta e exposição solar.

Objetivo:

Avaliar os níveis séricos de 25(OH)D, a variação sazonal deste metabólito e a ingestão de vitamina D em crianças e adolescentes com o déficit estatural sem causas clínicas evidentes.

Métodos:

Cinquenta e cinco crianças e adolescentes com baixa estatura, sem doenças crônicas, endócrinas ou genéticas, responderam a três recordatórios de 24h para estimar o consumo de vitamina D. O nível sérico de 25(OH)D foi avaliado por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) no Laboratório Fleury/SP. A classificação do fototipo foi realizada através dos parâmetros de Fitzpatrick. Os dados meteorológicos foram obtidos junto ao VIII Distrito de Meteorologia de Porto Alegre, do Instituto Nacional de Meteorologia.

Resultados:

Verificou-se o consumo dietético de Vitamina D abaixo do recomendado em 96% (N=53) dos pacientes e níveis insuficientes de 25(OH)D (<30 ng/ml) em 60% (N=33). A concentração de 25(OH)D sérica foi mais alta nas amostras coletadas durante o outono (P<0,05), não se correlacionando com a insolação (P =0,13) ou consumo dietético de Vitamina D (P=0,32). A média de 25(OH)D sérica foi maior (P<0,05) no grupo de pacientes com fototipos I, II e III.

Conclusão:

A 25(OH)D sérica apresentou variação sazonal. Níveis séricos de 25(OH)D baixos reforçam a importância da vitamina D obtida através da dieta ou suplementação nos meses onde há uma menor incidência de radiação ultravioleta.
Biblioteca responsable: BR18.1