Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Sorologia para toxoplasmose em gestantes e recém-nascidos em Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul / Serology for toxoplasmosis in pregnant women and newborns from Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul, Brazil

Rocha, Luciano Consul da; Kober, Marcia de Vargas; Grivicich, Ivana.
Clin. biomed. res; 34(4): 366-370, 2014. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-834482

Introdução:

Testes sorológicos têm sido utilizados para detectar a presença de possíveis agentes etiológicos infecciosos durante a gestação. Esse estudo avaliou o perfil sorológico para toxoplasmose em gestantes e recém-nascidos e correlacionou a faixa etária das gestantes com soro-prevalência.

Métodos:

Foi realizado um estudo transversal prospectivo sobre o perfil sorológico IgM e IgG anti-Toxoplasma gondii em 197 gestantes e seus respectivos recém-nascidos atendidos no Hospital Santo Antônio, localizado em Santo Antônio da Patrulha (RS) entre fevereiro e outubro de 2011, através do método de imunofluorescência indireta. Foi realizado cálculo da taxa de prevalência e respectivos intervalos de confiança de 95%.

Resultados:

A idade média das gestantes estudadas foi de 25,9 anos. Soropositividade para toxoplasmose foi encontrada em 105 (53,3%) das 197 amostras. Nenhum caso de IgM reagente foi encontrado no presente estudo. Não se identificou associação estatisticamente significativa entre soropositividade e faixa etária das mulheres (p=0,343).

Conclusões:

Medidas educativas voltadas para as gestantes suscetíveis à toxoplasmose devem ser desenvolvidas desde o primeiro pré-natal, visando orientá-las quanto ao risco de infecção, diminuindo assim o risco de soro-conversão durante a gravidez.
Biblioteca responsable: BR18.1