Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

O desenvolvimento de uma pesquisa-intervenção com uma comunidade urbana / The development of a research-intervention project with an urban slum

Snyder, Robert E; Oliveira, Luiza Rodrigues de; Ribeiro, Carlos Dimas Martins; Corrêa, Mara Ribeiro; Cardoso, Claudete Aparecida Araújo; Alves, Fabio Aguiar; Latini, Rose Mary.
Fractal rev. psicol; 28(3): 296-306, set.-dez. 2016. tab
Artículo en Portugués | LILACS, INDEXPSI | ID: biblio-840614
Resumo Este artigo analisa o desenvolvimento de uma pesquisa no campo da Epidemiologia, na interface com a psicologia histórico- cultural, que teve como cenário uma comunidade urbana. A pesquisa pretendia comparar a carga das doenças relacionadas ao diabetes mellitus, a fim de, posteriormente, promover uma prática em saúde, o que significa uma divisão entre diagnóstico e intervenção. Entretanto, durante o processo, uma pesquisa, alternativa a este modelo diagnóstico, foi sendo produzida no processo dialógico entre os envolvidos. Esta prática - nomeada de pesquisa-intervenção - trouxe à cena o caráter construtivo do conhecimento e produziu "zonas de sentido", que engendraram formas novas para a pesquisa e para a prática em saúde. Estas transformações exigiram também novos percursos epistemológicos, o que nos aproximou da psicologia histórico-cultural de Vigotski, da pedagogia de Freire e da filosofia da linguagem de Bakhtin.(AU)
Biblioteca responsable: BR1.1
Ubicación: BR13.2