Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Movimento pela segurança na terapia nutricional enteral: o que há de novo com os dispositivos? / Movement for safety in enteral nutrition therapy: what's new with devices?

Matsuba, Claudia Satiko Takemura; Ciosak, Suely Itsuko.
Braspen J; 32(2): 175-182, abr.-jun. 2017.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-848207

Introdução:

O uso da terapia nutricional enteral (TNE) é considerado de alta complexidade e a grande profusão de produtos disponibilizados pela indústria farmacêutica exige do enfermeiro conhecimentos e destreza para administração segura ao paciente. Neste contexto, buscamos apresentar a evolução das iniciativas para a prevenção de erros e as principais mudanças ocorridas.

Método:

Foi realizado um levantamento em publicações científicas sobre as iniciativas internacionais para prevenção dos erros na TNE, seguidos das evoluções dos principais dispositivos dietas enterais, equipos de administração, acessos enterais e bombas de infusão, considerando a forma de prevenção do evento adverso, descrição do produto, a funcionalidade, a segurança e o manuseio.

Resultados:

Ao longo de 40 anos, várias estratégias foram introduzidas para minimizar o risco de erros entre o acesso enteral e intravenoso. As modificações foram gradativas e heterogêneas para cada dispositivo, iniciando-se pela adoção de cor lilás e alaranjada, seguidas de alteração nas conexões de forma exclusiva ao sistema de administração da TNE, como as bombas de infusão, as pontas em cruz para equipos e saídas dos frascos das dietas enterais, os alertas nas bolsas de dietas enterais. Recentemente, padronizou-se o sistema ENFit® nos Estados Unidos, um conector que deverá ser utilizado para todos dispositivos envolvidos na TNE. Especialistas têm, também, destacado o aspecto educativo e a participação do setor de suprimentos dos hospitais, a fim de garantir uniformidade nos processos.

Conclusão:

Apesar da evolução histórica com as estratégias voltadas para minimizar os erros de conexão, as mudanças estão sendo gradativas e heterogêneas. É necessário um esforço mundial envolvendo fabricantes, órgãos regulatórios, profissionais da área da saúde e até mesmo do próprio consumidor para que estas mudanças se tornem realidade o mais breve possível, visando à segurança ao paciente e ao profissional da saúde.(AU)
Biblioteca responsable: BR1.1