Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Acessibilidade de idosos com deficiência física na atenção primária / Accessibility for the elderly with physical disabilities in primary care

Girondi, Juliana Balbinot Reis; Santos, Silvia Maria Azevedo dos; Hammerschmidt, Karina Silveira de Almeida; Tristão, Francisco Reis.
Estud. interdiscip. envelhec; 19(3): 825-837, dez. 2014.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-868889
Este é um estudo qualitativo de caráter descritivo que objetivou investigar a acessibilidade de idosos com deficiência física aos serviços de saúde na atenção primária, na perspectiva destes usuários, dos profissionais de saúde e gestores. Foram realizadas 18 entrevistas com os idosos utilizando roteiro semiestruturado e aplicação de questionários com 17 gestores e três profissionais de saúde, entre junho e dezembro de 2010. Para análise dos dados utilizou-se a hermenêutica dialética, emergindo as categorias Serviços, sistema e política de saúde desafios e contradições; Atendimento das necessidades de saúde dos idosos com deficiência física discursos e práticas; Barreiras de acessibilidade obstáculos para a assistência ao idoso. As situações, ser idoso e ter uma deficiência, constituem situações de vulnerabilidade; as fragilidades existentes no atendimento ao idoso com deficiência física na atenção primária contrariam os princípios do Sistema Único de Saúde, quais sejam universalidade, equidade e integralidade.
Biblioteca responsable: BR574.2