Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação da incapacidade e qualidade de vida de trabalhadores da produção de indústrias cerâmicas / Assessment of disability and quality of life among ceramic industry workers

Longen, Willians Cassiano; Barcelos, Liana Pereira; Karkle, Khaterin Kalane; Schutz, Felipe da Silva; Valvassori, Samira da Silva; Victor, Eduardo Ghisi; Rohr, Paula; Madeira, Kristian.
Rev. bras. med. trab; 16(1): 10-18, jan.-mar-2018.
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: biblio-882526

Introdução:

As indústrias cerâmicas estão sujeitas a uma gama de fatores, como temperatura elevada, poeira, trabalho em , que, em maior ou menor grau, podem levar a desconfortos e adoecimentos relacionados ao trabalho.

Objetivo:

Avaliar a qualidade de vida e a funcionalidade de trabalhadores de indústria cerâmica.

Métodos:

O presente estudo envolveu uma abordagem transversal quantitativa. Foram avaliados 189 trabalhadores de indústrias cerâmicas, aos quais foram aplicados o Questionário de Qualidade de Vida WHOQOL-Bref, a avaliação da força muscular por meio de dinamômetros, o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO), a escala visual analógica (EVA), o Oswestry Low Back Pain Disability Questionnaire (ODQ 2.0), bem como o Disabilities of the Arm, Shoulder and Hand (DASH).

Resultados:

Na média geral, 115 (60,8%) responderam que sua qualidade de vida é regular. O segmento que os trabalhadores mais se referiram à dor foi a coluna lombar 68 (36,0%) apresentaram dor nos últimos 12 meses, e 38 (20,1%) nos últimos sete dias. Em membros superiores, 107 (56,6%) exibiram fraqueza muscular.

Conclusão:

Os achados desvendam a presença de sintomatologia dolorosa em percentual superior ao encontrado para outras categorias profissionais. A fraqueza muscular, principalmente nos membros superiores, e a percepção sobre a qualidade de vida, que prevaleceu como regular, denotam comprometimento parcial da saúde de parte desses trabalhadores, pois embora não tenha demonstrado ser incapacitante é percebido como impactante nos seus contextos de vida e trabalho.
Biblioteca responsable: BR1.1