Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Função endotelial e perfil lipídico de pessoas com esquizofrenia participantes de um programa de emprego apoiado / Endothelial function and lipid profile of individuals with schizophrenia participating in a supported employment program

Oliveira, Jordana Lectzow de; Silva, Ivy Reichert da; Ramis, Thiago Rozales; Ferreira, Carmen Vera; Soares, Sandra Maria; Ribeiro, Jerri Luiz; Dorneles, Gilson Pires; Wagner, Luciane Carniel.
Rev. bras. med. trab; 16(2): 167-174, abr.-jun-2018.
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: biblio-909221

Introdução:

Pessoas com esquizofrenia habitualmente têm um funcionamento social empobrecido e são sedentárias. A participação social, especialmente a inclusão no universo do trabalho, pode interferir positivamente na vida dessas pessoas, reduzindo o sedentarismo e melhorando sua saúde.

Objetivo:

Avaliar o perfil lipídico e os marcadores da função endotelial de pessoas com esquizofrenia participantes de um programa de emprego apoiado.

Método:

Pesquisa quantitativa do tipo quase-experimental que avaliou um grupo de 14 sujeitos com esquizofrenia participantes de um programa de inclusão laboral. Os sujeitos foram avaliados antes de ingressarem no programa (momento 1) e um ano depois (momento 2). Foram dosados colesterol total e frações, triglicerídeos, nitritos e nitratos séricos (marcadores da função endotelial). Os dados foram analisados com o auxílio do software SPSS 20.

Resultados:

As frações de colesterol high density lipoprotein (HDL-C) e low density lipoprotein (LDL-C) sofreram modificações significativas após o período de um ano de inserção no mercado de trabalho. O HDL aumentou de 82,30 para 98,60 mg/dL (p<0,01). Já o LDL apresentou uma redução de 54,50 para 44,45 mg/dL (p<0,02). Os triglicerídeos e o colesterol total mantiveram-se estáveis. Com relação aos nitritos e nitratos, houve diminuição significativa de 15,20 para 14,48 µmol (p<0,01). Discussão A participação no programa de emprego apoiado pode ter influenciado positivamente no perfil lipídico dos sujeitos e em sua função endotelial. Além disso, os nitritos também têm sido apontados como mediadores do processo inflamatório neural e sua diminuição está associada à melhora no prognóstico de doenças crônicas como a esquizofrenia
Biblioteca responsable: BR1.1