Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação da efetividade de sanitizantes alcalino-clorados contra Listeria monocytogenes / Evaluation of the effectiveness of alkaline-chlorinated sanitizers against Listeria monocytogenes

Bonsaglia, Erika Carolina Romão; Fernandes Junior, Ary; Tsunemi, Miriam Harumi; Castilho, Ivana Giovanetti; Rall, Vera Lucia Mores.
Hig. aliment; 27(226/227): 179-182, 30/12/2013. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-964261
Listeria monocytogenes é uma crescente preocupação para a indústria devido à sua capacidade de crescer em temperatura de refrigeração durante o armazenamento de alimentos. Falhas na erradicação dessa bactéria podem resultar em grandes perdas econômicas e sérios problemas de saúde pública. Este trabalho teve por objetivo analisar 32 cepas de L. monocytogenes isoladas de diferentes alimentos frente a dois sanitizantes alcalino clorados em diferentes concentrações e tempos de exposição. Os resultados mostraram que o produto A, na concentração recomendada pelo fabricante, eliminou 46,8% das cepas no tempo mediano de 30 minutos. Já o produto B, eliminou 50% das cepas no tempo mediano de 15 minutos. Concluímos que apesar de estar em suspensão a bactéria mostrou certa resistência ao produto alcalino clorado e o tempo de exposição representa um fator determinante para eficácia do produto.
Biblioteca responsable: BR526.1