Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Morbimortalidade de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas: uma revisão de literatura / Morbimortality of traffic accidents involving motorcycles: a literature review

Silva, Patrick Leonardo Nogueira da; Santos, Amanda Gesiele Pereira; Cruz, Priscila Karolline Rodrigues; Rocha, Jucimere Fagundes Durães; Ferreira, Isabelle Ramalho; Silva, Vanessa Ferreira da.
J. Health Biol. Sci. (Online); 6(4): 437-448, out.-dez. 2018. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-964438

Introdução:

a motocicleta é o veículo que configura maior vulnerabilidade ao condutor durante o seu percurso. Pode causar lesões, sequelas e a morte do indivíduo. Essa detém o maior índice de mortalidade em acidentes de trânsito quando comparada a outros veículos.

Objetivo:

realizar uma revisão da literatura científica sobre a morbimortalidade dos acidentes de trânsito envolvendo motocicletas.

Método:

trata-se de um estudo descritivo, exploratório, realizado nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, sendo estas LILACS, BDENF e SCIELO. Utilizou-se um formulário como instrumento de coleta de dados.

Resultados:

a amostra deste estudo foi composta por 17 artigos publicados durante o período de 2010 a 2015. Os principais resultados evidenciam que a taxa de mortalidade por acidente de motocicletas no Brasil aumentou 800%, variando de 0,5 para 4,5/100.000 habitantes entre 1996 e 2009, um aumento médio anual de 19%. Ocorreu um aumento significativo da mortalidade por acidente de motocicleta no Brasil entre 1996 e 2009. Esse período caracterizou-se por milhões de pessoas migrando da faixa da pobreza, ascendendo social e economicamente, adquirindo seu primeiro veículo, muitas vezes, uma motocicleta. Esse quadro revelou-se com maior expressão nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Considerações finais consideram-se como vulneráveis, em nosso sistema viário, não somente os ocupantes de automóveis, mas também motocicletas, ciclistas e pedestres, levando em consideração o aumento constante de tais acidentes. Entre esses, os motociclistas ocupam papel de destaque, frente à morbidade e à mortalidade ocorridas nos acidentes de trânsito.(AU)
Biblioteca responsable: BR1780.2