Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Prevenção de gestações não planejadas com implante subdérmico em mulheres da Cracolândia, São Paulo / Preventing unplanned pregnancies with subdermal etonogestrel implant in woman living in Cracolândia, São Paulo

Sakamoto, Luís Carlos; Malavasi, André Luiz; Karasin, Ana Lucia; Frajzinger, Rosana Chamlian; Araújo, Marcelo Ribeiro de; Gebrim, Luiz Henrique.
Reprod. clim; 30(3): 102-107, 2015. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-973032

Introdução:

As drogas ilícitas promovem danos sociais e à saúde. Muitas mulheres que consomem drogas estão em situação de rua, trocam sexo para sua compra e não fazem contracepção adequada. Entre essas mulheres vulneráveis há aumento no risco de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e de gestações não planejadas, com consequente aumento de abortos e partos prematuros, além de efeitos sobre o recém-nascido que, na sua maioria, tem como destino viver com parentes ou esperar por adoção em abrigos. A busca pela redução desses danos deve passar pela promoção de ações para uma maior integração social e de prevenção de gestações não planejadas por meio do implante de etonogestrel.

Objetivo:

Usar o implante subdérmico de etonogestrel para a prevenção de gestação não planejada entre mulheres usuárias de drogas ilícitas e de redução de danos.

Método:

Foram inseridos 106 implantes de etonogestrel em mulheres da Cracolândia, região central da cidade de São Paulo, onde foram colhidas informações na anamnese geral e específica em 101 usuárias de drogas ilícitas. Nessas foram feitos exames em 54 para diagnóstico de DST e de câncer de colo do útero.

Resultado:

Entre as mulheres usuárias de drogas que fizeram a inserção do implante 41,6%usam o crack como droga de preferência e 48,5% fazem associação com álcool e 85,2% como tabaco. Em relação à contracepção 36,7% das mulheres não usam qualquer método contraceptivo.Houve aumento na morbidade gestacional, 16,1% delas tiveram aborto e 20,6%filhos prematuros.

Conclusão:

O implante subdérmico de etonogestrel é indicação precisa para a prevenção de gravidez não planejada entre mulheres usuárias de drogas, reduz o risco de morbidade gestacional e neonatal, além de promover redução no dano social.
Biblioteca responsable: BR33.1
Ubicación: BR33.1